Edição comemorativa faz homenagem ao artista
cearense Rodger Rogério. Atividades educativas e ambientais também integram o
festival, que acontece de 10 a 13 de fevereiro.
Realizado desde 2000, o Festival Jazz & Blues
chega à 25ª edição neste Carnaval e será realizado neste ano entre os dias 10 e
13 de fevereiro com acesso gratuito. O evento já é tradição na cidade serrana
de Guaramiranga, a cerca de 100 quilômetros de Fortaleza. A edição deste ano
homenageia o cantor, compositor e ator cearense Rodger Rogério.
O festival terá 15 shows distribuídos entre a Cidade
Jazz & Blues, erguida no Estádio Municipal Jean Bardawil, e outros pontos
de Guaramiranga: a Igreja da Gruta, a Igreja Matriz e a Praça do Teatro
Municipal.
Dentre as atrações musicais, estão nomes como Jane Duboc, Nico Rezende, Egberto Gismonti, Manassés de Sousa e Nonato Lima, além do cantor americano Omar e da cantora hondurenha Indiana Nomma.
Outra atividade será o Café no Tom, um tradicional bate-papo com as atrações do dia com a mediação do jornalista Dalwton Moura. A conversa acontece no Basílico Restaurante, que fica na Praça do Teatro Municipal de Guaramiranga. Um destaque na terça-feira (13) é a programação Matinal nas Igrejas, com shows que acontecem pela manhã.
Ingressos gratuitos
O acesso aos shows que acontecem no período da noite será feito por meio de ingressos disponibilizados na plataforma Sympla. Os primeiros lotes já foram esgotados, mas haverá um segundo lote disponível a partir das 8h de cada dia de apresentação. Os shows da noite começam às 21h.
Para as sessões das 17h, o acesso será por ordem de chegada. Para o restante da programação, não será necessário apresentar ingresso.
O festival sugere a doação de 1 kg de alimento por pessoa em cada sessão de shows. O material arrecadado será destinado ao programa Ceará sem Fome, do Governo do Estado.
Cearenses homenageados
O artista Rodger Rogério é homenageado na edição do festival e traz o show “80 anos - Bossa, Jazz e Algo Mais”. Considerado um dos mestres da geração conhecida como “Pessoal do Ceará” na década de 1970, o cantor e compositor se apresenta na noite do domingo (11) na Cidade Jazz & Blues.
O show será dedicado às canções que influenciaram a formação musical do artista e prestará homenagens também aos ídolos que marcaram sua vida na Fortaleza dos anos 1960.
Outro cearense homenageado será o cantor Belchior. A atividade de abertura do festival será a inauguração do Café Belchior, que ficará na Pousada dos Capuchinhos. O momento será também de inaugurar um monumento ao artista, que faleceu em 2017. A apresentação Tributo ao Belchior ficará por conta da Orquestra de Sopros de Pindoretama.
A escolha do local para a homenagem tem vínculos com a história do artista. Belchior foi seminarista no antigo Mosteiro dos Capuchinhos, que hoje funciona como pousada. Esse tempo de Belchior em Guaramiranga foi após os estudos secundários em Sobral e antes de estudar medicina em Fortaleza.
Ações educativas e ambientais
Seguindo a tradição das edições anteriores, o festival terá também uma série de atividades formativas e ações ambientais. Alguns exemplos são observação de pássaros, plantio de mudas, exposições e oficinas.
Também fazem parte do festival oficinas de música em Guaramiranga, Juazeiro do Norte e Fortaleza. Toda a programação pode ser encontrada no site oficial do festival.
Confira a programação artística do 25º Festival Jazz
& Blues:
Sexta, feira - 9 de fevereiro
19h - Café Belchior - Pousada dos Capuchinhos:
Abertura - Festival Jazz & Blues 25 anos
Inauguração de monumento em homenagem a Belchior
Sábado - 10 de fevereiro
11h - Basílico Restaurante
Domingo - 11 de fevereiro
11h - Basílico Restaurante
Segunda-feira - 12 de fevereiro
11h - Basílico Restaurante
9h - Igreja da Gruta





0 comentários:
Postar um comentário