quinta-feira, 25 de junho de 2026

Acidente entre VLT e carro de passeio é registrado no bairro Cohab III, em Sobral

 

Um acidente envolvendo um Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) e um carro de passeio foi registrado na tarde desta quinta-feira (25), em Sobral. A colisão ocorreu no cruzamento das ruas Adalgisa Sá e Avenida John Sanford, no bairro Cidade Pedro Mendes Carneiro (Cohab III).

De acordo com as informações preliminares, o veículo de passeio, um Chevrolet Onix, colidiu transversalmente com o VLT que realiza a linha entre os bairros Cohab III e Sinhá Sabóia.

O acidente aconteceu em um trecho entre a estação próxima ao Hospital Regional Norte (HRN) e a estação da Cohab III. Até o momento, não há informações sobre pessoas feridas.

As circunstâncias da colisão deverão ser apuradas pelas autoridades competentes.


MP recomenda suspensão de obras de revitalização em avenida de Ubajara por possível risco ambiental

 


O Ministério Público do Ceará (MPCE) recomendou que a Prefeitura de Ubajara suspenda imediatamente as obras de revitalização da Avenida Monsenhor Gonçalo Eufrásio, localizada no Centro do município. A medida foi expedida após denúncia apontar possíveis impactos ambientais decorrentes da intervenção na área.

Segundo o MPCE, a recomendação inclui a paralisação de qualquer atividade de supressão vegetal até que sejam realizadas fiscalização e análise técnica pela Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace). O objetivo é evitar eventuais danos ao meio ambiente.

De acordo com a Promotoria de Justiça, o local possui espécies vegetais de valor paisagístico, cuja retirada pode causar impactos ambientais considerados relevantes e, em alguns casos, irreversíveis. O órgão ressalta que intervenções desse tipo devem observar os princípios da prevenção e da precaução ambiental.

O Ministério Público também orientou que a gestão municipal não realize novas intervenções na área até a manifestação técnica do órgão ambiental estadual. A Prefeitura de Ubajara tem prazo de 24 horas para informar se acatará ou não a recomendação.

Homem é encontrado morto com os pés amarrados às margens do Rio Acaraú, em Sobral

 

Um homem, ainda não identificado, foi encontrado morto na manhã desta quinta-feira (25), em uma área de mata localizada no final da Rua Pintor Lemos, nas proximidades do Rio Acaraú, em Sobral.

De acordo com informações preliminares, a vítima, que aparenta ter cerca de 45 anos, apresentava lesões pelo corpo e estava com os pés amarrados. Próximo ao local onde o corpo foi encontrado, uma motocicleta do tipo cinquentinha também foi localizada.

Equipes da Polícia Militar foram acionadas e isolaram a área para os trabalhos periciais. O corpo foi recolhido ao Instituto Médico Legal (IML), enquanto a motocicleta foi encaminhada à Delegacia de Polícia Civil.

A Polícia Civil investiga o caso e aguarda os laudos da Perícia Forense, que deverão apontar a causa da morte e auxiliar na identificação da vítima e das circunstâncias do ocorrido.

 

 

 

 


quarta-feira, 24 de junho de 2026

Terremoto de magnitude 7,5 atinge Venezuela e derruba prédios em Caracas; há mortos

 

Equipes de resgate retiram mulher ferida de escombros de prédio que desabou em Caracas, após terremoto — Foto: Juan Barreto/AFP

Epicentro do tremor mais forte foi registrado na cidade venezuelana de El Guayabo, na Venezuela, a uma profundidade de 13 km, segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS). Serviço americano projeta 'elevado número de mortos'.

Um terremoto de magnitude 7,5 atingiu a Venezuela e foi sentido em Caracas. Prédios desabaram na capital do país, e autoridades confirmaram mortes.

O Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS) reportou dois tremores principais com epicentros separados por apenas 5 km de distância, um de magnitude 7,2 e outro de 7,5. São os sismos mais fortes registrados no país em mais de 100 anos.

O USGS projeta que possa haver milhares de mortos: "É provável que haja um elevado número de vítimas e danos extensos, e é provável que o desastre seja generalizado".

O epicentro do tremor mais forte foi registrado na cidade venezuelana de El Guayabo, a 168 km da capital, a uma profundidade de 13 km, segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS).

O tremor também foi sentido em diversos locais da região Norte do Brasil, como Manaus, em Belém do Pará, no Amapá e em Roraima, onde os moradores também deixaram alguns prédios.

"Alguns prédios vieram abaixo (em Caracas) e casas desabaram", disse o ministro do Interior, Diosdado Cabello, na televisão estatal. Ele não apresentou estimativas iniciais de mortos ou feridos e afirmou que protocolos estavam sendo seguidos para obter mais informações.

O Aeroporto Internacional Simón Bolívar, o maior do país, também foi afetado. Os maiores estragos parecem ter ocorrido nas cidades litorâneas, como La Guaira e Altamira.

Via: G1

 

 

 

 


Com dois gols de Vini Jr e volta de Neymar, Brasil bate a Escócia e avança ao mata-mata da Copa

 

Foto: Rodolfo Buhrer / AFP

Matéria Copiada do Diário do Nordeste

O Brasil deu um baile! Baile de Vini Jr, que marcou duas vezes na vitória por 3 a 0 diante da Escócia, nesta quarta-feira (24), no Estádio de Miami. Matheus Cunha fez o terceiro da Seleção comandada pelo italiano Carlo Ancelotti, que promoveu a estreia de Neymar na competição em 2026.

Com o resultado, o Brasil avança para a segunda fase como primeiro do Grupo C, com sete pontos somados e melhor saldo de gols. Marrocos ficou em segundo. A equipe aguarda a definição do adversário, que pode ser Japão, Holanda ou Suécia.

Como foi o jogo?

Um primeiro tempo com as duas equipes trocando passes. Principalmente o Brasil. Do outro lado, uma Escócia que recuou para a defesa. Aos seis minutos, Vini escapou do goleiro, ficou com a bola e tocou tranquilamente para o fundo das redes.

Mesmo com menos posse de bola, a Seleção foi eficiente na marcação para conseguir levar perigo à meta adversária. Foi assim que Vini Jr chegou ao segundo dele aos 21 minutos. A arbitragem, no entanto, deu falta do camisa 7 e anulou o gol.

Rayan, escalado como titular, criou boas chances. Matheus Cunha também chegou com muito perigo e quase fez o segundo. Mas esse viria dos pés de Vini Jr aos 48 minutos. Bruno Guimarães cruzou a bola e achou o camisa 7, sem marcação, que finalizou e fez o segundo dele e do Brasil até o intervalo.

Apesar de confortável no placar, o Brasil seguiu tentando ampliar o marcador no segundo tempo. Vini Jr teve ótima chance após jogada de Paqueetá, mas Gunn fez a defesa. Pouco depois, ele arriscou de longe e ficou na defesa do goleiro outra vez.

Aos 14 minutos, foi a vez de Matheus Cunha deixar o dele. O camisa 9 recebeu lançamento de Bruno Guimarães, avançou pela direita e finalizou para fazer o terceiro do Brasil. Pela Escócia, McTominay levou perigo, mas Alisson fez grande defesa.

Aos 30 minutos, foi a vez de Neymar estrear no Mundial de 2026. O jogador entrou em campo aos 30 minutos, substituindo Matheus Cunha. Endrick também entrou. A Escócia ainda finalizou na reta final, mas Alisson apareceu bem para a defesa. O Brasil ainda teve chance em jogada de Neymar e Vini Jr, mas não converteram. O duelo terminou com a vitória por 3 a 0 para os brasileiros.


Em vídeos, Michelle expõe crise no PL por articulações pró-Ciro no Ceará: 'Traição contra Bolsonaro'

 

Matéria Copiada do Diário do Nordeste

A ex-primeira-dama publicou dois vídeos, nesta quarta-feira (24), que aprofundam a crise no PL Ceará.

A ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL) publicou, na tarde desta quarta-feira (24), dois vídeos nos quais expõe a crise envolvendo o PL Ceará e faz novas críticas ao apoio de correligionários ao nome do ex-ministro Ciro Gomes (PSDB) como candidato ao Governo do Ceará. Segundo ela, a aliança bolsonarista deveria se unir em torno da pré-candidatura ao Executivo do senador Eduardo Girão.

Michelle afirmou ainda que há uma tentativa de retirar a vereadora Priscila Costa (PL) da disputa pelo Senado. Segundo ela, a movimentação representa uma "traição" ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que, em comum acordo com ela e com o presidente nacional do partido, Valdemar Costa Neto, já teria decidido lançar uma chapa pura ao Senado no Ceará, formada por Priscila Costa e pelo deputado estadual Alcides (PL), pai do deputado federal André Fernandes (PL).

"O que aconteceu depois foi que, aproveitando-se da prisão do Jair, começaram a trabalhar para eliminar a Priscila da disputa, cedendo a vaga dela para garantir uma aliança com Ciro Gomes (...) Se o André queria agradar o Ciro, porque ele não ofereceu a vaga do próprio pai? Será que ele acha que retirar a vaga de uma mulher seria mais justo e fácil?", afirmou.

No vídeo, Michelle disse que Bolsonaro reforçou essa decisão de que Priscila deveria disputar a vaga no Senado mesmo após ser preso.

 

“Ele disse: ‘Priscila será candidata, o número 222 poderá ser dado a ela’. Não é vago, não é interpretável, é um desejo, é uma ordem do líder. Vejam bem, a palavra mais recente do meu marido em relação às candidaturas no Ceará são essas. Não honrar essa determinação do meu marido será um ato de traição contra Jair Messias Bolsonaro, venha de quem vier”

Michelle Bolsonaro (PL)



Concurso da Alece tem inscrições prorrogadas; salários vão até R$ 6 mil

 


Fonte: g1-Ceará

As inscrições para o concurso da Assembleia Legislativa do Ceará (Alece) foram prorrogadas
. O novo prazo para os interessados em se inscrever é 13 de julho. O edital oferta 200 vagas efetivas e 400 vagas para o cadastro reserva.

O edital tem, para o nível superior, 170 vagas para Analista Legislativo (confira os cargos específicos abaixo), e 30 para Técnico Legislativo, no nível médio. O salário para analistas é de R$ 6.126,48, enquanto para técnicos é de R$ 3.059,47.

As inscrições para o concurso devem ser feitas no site do Instituto de Desenvolvimento Educacional, Cultura e Assistência Nacional (Idecan), que será a banca organizadora do certame.

Para participar do concurso, o candidato deverá pagar a taxa de inscrição de acordo com o nível que deseja disputar, sendo R$97 a ser pago para o cargo de nível técnico legislativo, e R$137 para os cargos de analista legislativo.

A previsão é que a prova ocorra em 16 de agosto de 2026 em 14 municípios do Ceará. E o resultado final deve ser publicado em 8 de janeiro de 2027.

Também valerá para este certamente a nova disposição de vagas destinadas às cotas. Sendo da seguinte forma: 25% para candidatos pretos e pardos; 3% a candidatos indígenas; 2% para candidatos quilombolas.

Confira os locais de prova:

  • Fortaleza
  • Aracati
  • Baturité
  • Camocim
  • Canindé
  • Crateús
  • Iguatu
  • Itapipoca
  • Juazeiro do Norte
  • Quixadá
  • Sobral
  • Russas
  • Tauá
  • Tianguá

Sessão na Câmara de Ipu termina em bate-boca entre vereadores e troca de acusações

 

A sessão desta terça-feira (23), na Câmara Municipal de Ipu, foi marcada por tensão e discussão entre os vereadores Farias Filho (PSD) e Moreira Filho (PSB), após divergências envolvendo falas e vídeos mencionados em plenário.

Durante a tribuna, Farias Filho citou declarações atribuídas ao vereador Moreira Filho em uma sessão anterior e criticou a condução dos trabalhos legislativos, classificando o ambiente como “circo” e “teatro”. Em seguida, houve interrupção do microfone da tribuna, o que intensificou os ânimos entre os parlamentares.

Após o encerramento do tempo de fala, um bate-boca teve início entre os dois vereadores. A presidente da Casa, vereadora Cristina Peres (PSB), interveio pedindo calma e respeito ao regimento interno.

Em meio às discussões, o vereador Moreira Filho solicitou direito de fala e pediu respeito durante seu discurso, usando termos que elevaram o tom do embate. O clima seguiu tenso com interrupções e novas intervenções da presidência, que reforçou pedidos de ordem e educação no plenário.

Durante sua fala, Moreira Filho ainda fez acusações contra o vereador Farias Filho, mencionando suposto “acordo com facção”. A declaração gerou forte repercussão no plenário, encerrando a sessão em clima de instabilidade e troca de acusações entre os parlamentares.

 

Trecho da sessão da Câmara Municipal de Ipu

NOTA DE REPÚDIO DA CÂMARA MUNICIPAL DE IPU

“A Câmara Municipal de Ipu vem a público manifestar seu mais veemente repúdio a quaisquer comportamentos ofensivos, desrespeitosos e incompatíveis com a dignidade do Poder Legislativo, presenciados durante a sessão ordinária realizada em 23 de junho de 2026.

É lamentável que, nas dependências desta Casa Legislativa, tenham ocorrido manifestações de desordem, gritos e ofensas dirigidas a parlamentares, especialmente quando tais condutas partem de agentes públicos que assessoram a chefia de gabinete do poder executivo local como também pessoas vinculadas a órgãos da Administração Pública.

A Câmara Municipal de Ipu reafirma que este é um espaço de diálogo, respeito, democracia e compromisso com a população ipuense. Não serão toleradas atitudes que busquem intimidar, constranger ou desrespeitar vereadores no exercício legítimo de suas funções constitucionais e regimentais.

Da mesma forma, esta Casa Legislativa repudia de maneira firme quaisquer comportamentos inadequados praticados por parlamentares que promovam ofensas pessoais, agressões verbais ou tentativas de interromper, impedir ou cercear a manifestação de outro representante durante o uso da tribuna. O debate político deve ser conduzido com responsabilidade, respeito mútuo e observância às normas regimentais.

O Código de Ética Parlamentar existe para orientar, prevenir e coibir atitudes que atentem contra o decoro parlamentar, a harmonia institucional e o respeito que a população espera de seus representantes.

A Câmara Municipal de Ipu não permitirá que condutas ofensivas, desordeiras ou intimidatórias comprometam a seriedade dos trabalhos legislativos e reafirma seu compromisso com uma atuação pautada no respeito, na democracia, no diálogo e na defesa dos interesses do povo ipuense”.


Caso Bebeto Queiroz: PF prende em flagrante filho do ex-prefeito de Choró por lavagem de dinheiro

 


A Polícia Federal prendeu, nesta quarta-feira (24), o filho do ex-prefeito de Choró, Bebeto Queiroz (PSB). O suspeito foi capturado em flagrante pelo crime de lavagem de dinheiro.

Ao todo, a operação, realizada em parceria com o Ministério Público Eleitoral, por meio da 3ª Promotoria Eleitoral de Fortaleza, cumpriu cinco mandados de busca e apreensão expedidos pelo juízo da 3ª Zona Eleitoral de Fortaleza.

A ação ocorreu no âmbito da investigação criminal conjunta contra o ex-prefeito de Choró, foragido desde dezembro de 2024.

A defesa do ex-prefeito foi procurada pelo PontoPoder, mas não foi localizada.

Relembre o caso

A investigação contra Bebeto partiu de denúncias feitas pela ex-prefeita de Canindé, Rosário Ximenes (Republicanos), referentes ao pleito de 2024.

Em depoimento ao Ministério Público do Ceará (MPCE), ainda durante a campanha eleitoral, ela disse que havia uma rede criminosa que operava por meio de ameaças a adversários e ofertas de "vantagens materiais e financeiras a eleitores em troca de votos". 

Prefeitura divulga resultado da seleção de ambulantes para o São João de Sobral



 

A Prefeitura de Sobral compartilhou, na manhã desta terça-feira, por meio da Secretaria do Urbanismo, Habitação e Meio Ambiente (SEUMA), o resultado do edital de 2026 para vendedores ambulantes que irão atuar no São João de Sobral e nas comemorações dos 253 anos da cidade, nas categorias isopor, carrinho, barraca e food truck.

No dia 30 de junho, os ambulantes selecionados deverão comparecer à Arena Aeroporto de Sobral para receber o credenciamento e realizar a assinatura do termo de compromisso.

Para as categorias barraca, carrinho e food truck, o atendimento ocorrerá das 9h ao meio-dia. Já para a categoria isopor, o horário será das 14h às 17h.

A Prefeitura alerta que o não comparecimento no local e horário indicados poderá resultar na perda da vaga. Também informa que será necessário apresentar um documento oficial de identificação no momento do credenciamento.

A seleção pode ser consultada por meio do site da SEUMA: seuma.sobral.ce.gov.br.

Produção: Edna Mara- Sobral.Com


Engenheiro e biomédica que namoravam são as vítimas de acidente na mesma rodovia em que ônibus tombou com time de basquete

 



O casal Antônio Igor Mesquita de Sousa, de 30 anos, e Vanessa Elen Figueredo de Melo, 28, trabalhava em órgãos municipais de Ipueiras, no interior do Ceará.



As duas vítimas que morreram carbonizadas, nesta terça-feira (23), em um acidente na CE-187 foram identificadas. O engenheiro Antônio Igor Mesquita de Sousa e a biomédica Vanessa Ellen Figueiredo Melo, que namoravam,estavam no carro que pegou fogo na zona rural de Tauá, no interior do Ceará. A via é a mesma onde um ônibus tombou e sete pessoas do time de basquete de Juazeiro do Nortemorreram, no último dia 15 de junho. 

Antônio Igor, 30 anos, era engenheiro da Prefeitura de Ipueiras, município onde ele nasceu, a cerca de 233 km de distância de Tauá. Ele também era empresário e possuía a própria empresa de engenharia. 


Vanessa Ellen, 28 anos, era biomédica e trabalhava no Hospital Municipal de Ipueiras. Nas redes sociais, ela se declarava como "biomédica estética". Na prefeitura, ela exercia um cargo de coordenação na atenção básica. Ela era natural de São Paulo. 

A prefeita de Tauá, Patrícia Aguiar, lamentou a morte do casal. "Neste momento de imensa dor e consternação, manifesto minha solidariedade e os meus mais sinceros sentimentos aos familiares e amigos", disse.


"Meus mais sinceros sentimentos e condolências. Que a fé seja fonte de amparo e esperança neste momento tão difícil", complementou a prefeita.



Outros acidentes


Este é terceiro acidente com mortes que ocorre na mesma rodovia em menos de 10 dias. O primeiro foi o tombamento do ônibus que levava atletas de basquetas a Juazeiro do Norte após participação de competição em Sobral. Sete pessoas morreram na rodovia também no município de Tauá, onde ocorreu o acidente desta terça-feira. 

No último domingo (21), familiares e amigos se reuniram para celebrar a missa de 7º dia em memória dos sete atletas mortos. A cerimônia ocorreu na Igreja do Bom Jesus do Horto, em Juazeiro do Norte, município onde os jovens moravam. 

O time de basquete sub-19 que se envolveu no acidente havia sido campeão de um torneio horas antes da tragédia. Além de atletas do sub-19, dois atletas sub-15 também morreram no acidente. Eles disputaram a Copa Sobral 2026 e venceram na categoria Sub-19. 




O segundo acidente ocorreu na noite do domingo (21). Colisão entre três veículos deixou ao menos duas pessoas mortas e seis feridas. O acidente ocorreu na CE-187 nas proximidades do Sítio Bom Jesus, na zona rural de Tianguá, no trecho entre os municípios de Tianguá e Viçosa do Ceará. O local fica 430 km de distância de Tauá. 

Conforme a Polícia Militar, testemunhas relataram que o Onix e o Gol seguiam em fila, sentido Tianguá-Viçosa do Ceará. No trajeto, o Onix bateu de frente com o Corolla, que estava no sentido contrário. Com o impacto, o Gol também foi atingido e capotou. Os três carros ficaram destruídos. 

A ocorrência mobilizou várias equipes de resgate e agentes do Batalhão de Polícia de Trânsito Urbano e Rodoviário Estadual (BPRE), que auxiliaram o tráfego de veículos no trecho.


Via: G1Ce 

terça-feira, 23 de junho de 2026

“Já está acertado que vamos nos entender”, diz Elmano sobre Júnior Mano na chapa majoritária

 

Foto: Wellington Bessa

Matéria sobral.com

O governador do Ceará, Elmano de Freitas, evitou confirmar nesta terça-feira (23) se o deputado federal Júnior Mano será o nome escolhido para compor a chapa majoritária governista na disputa ao Senado. Questionado pela repórter Sâmila Gomes se a indicação já estaria selada, Elmano limitou-se a declarar que “já está acertado que nós vamos nos entender”.

A definição da vaga ao Senado tem gerado intensas articulações de bastidores nos últimos dias. O nome de Júnior Mano, defendido por uma ala governista ligada ao senador Cid Gomes, enfrenta resistências internas. Parlamentares e líderes da situação vêm defendendo abertamente a reeleição do próprio Cid.

O senador e ex-ministro Camilo Santana chegou a declarar publicamente que pretende “escalar os craques para jogar”, sinalizando apoio à permanência de Cid no cargo.

Apesar do movimento a seu favor, Cid Gomes afirmou que ainda não definiu se disputará a reeleição em 2026. Segundo o senador, a decisão final dependerá de uma análise mais ampla das movimentações políticas e da composição das futuras chapas eleitorais.

Ao abordar o cenário atual, Cid recorreu a uma metáfora esportiva para justificar a cautela: “Tudo é comparável ao futebol. Você precisa saber quem são os escalados do time adversário”, declarou.

Idosa defende TCC aos 77 anos e recebe mãe na plateia, de 98: ‘Emocionante’

Foto: Arquivo Pessoal


Fontes: Diário do Nordeste

A notícia de que uma idosa de 77 anos defendeu um Trabalho de Conclusão de Curso na universidade já é boa por si só. Acrescente o fato de que a mãe dela, de 98 anos, estava na plateia, e temos um feito extraordinário. Foi o que aconteceu no último dia 9 de junho na Universidade de Fortaleza (Unifor), quando Marivan Ferraro apresentou o projeto final do curso de Design da instituição – um desses instantes bonitos da vida.

Havia motivo para a mãe, a quase centenária dona Maria Augusta, estar presente no evento. Além de prestigiar a filha, a senhora foi parte importante do trabalho que garantiu nota máxima à Marivan – um livro infantil em tecido bordado, no qual é recontada a história bíblica da Arca de Noé. “Minha mãe foi a primeira a pensar na obra”, conta a agora designer.

“Fui para a casa dela, sugeri que fizéssemos alguns desenhos, começamos a pesquisar e, assim, produzimos tudo no tecido com caneta apagável, lápis e transferidor de carbono branco. Nós duas bordamos – primeiro, ela me ajudou, depois eu concluí”. Não sem motivo, a emoção de ambas durante a apresentação do TCC: era parte do coração delas ali.

Marivan adicionou uma camada extra de afeição ao oferecer uma cesta de flores para a matriarca a partir de um arranjo criado por ela própria. A comoção, claro, foi geral, e atestou a capacidade da professora aposentada de ser grata aos passos e afeita à abertura de novos horizontes. Foi assim, inclusive, que iniciou a relação com o Design e a nova graduação.

Novamente na capital cearense, deu à luz a mais um rebento e resolveu cursar Letras na Universidade Estadual do Ceará, com três filhos a tiracolo. Tanto esforço resultou no ingresso em um concurso público, o qual oportunizou o início da carreira como professora de Língua Portuguesa e língua estrangeira na rede estadual de ensino do Ceará.

Após aposentadoria em 2009 – carreira consolidada, filhos e netos criados – o pensamento não podia ser outro diante de tantos movimentos e conquistas na vida: era preciso inquietar-se. Haveria de fazer alguma coisa para aquecer positivamente os dias. “Depois de voltar de viagem, em 2022, uma amiga que estava fazendo pós-graduação na Unifor me chamou para ir lá, só pra fazer companhia”, conta.

Enquanto aguardava na recepção, Marivan pediu ao atendente para ver a lista de cursos, e foi apresentada a um cujo início das atividades estava acontecendo naquele momento: o de Design.  “Um design que não existe em todas as universidades – geralmente ligadas ao Design Industrial. Era um design gráfico, de interação e de interface, com essas três linhas de trabalho. Achei tudo muito interessante e decidi, ‘Vou fazer’”.

Embora tenha tentado ingressar no curso como graduada, não conseguiu porque o curso era novo, o que a levou a prestar o vestibular 30 anos depois de estudar para esse fim. Foi aprovada com mérito, somando 980 pontos e muitos sonhos pela frente. O recado à família, até então desavisada daqueles avanços, chegou de mansinho e surpreendeu. Perguntaram se estava com juízo. “Agora é que eu tô realmente voltando a ele”, respondeu, aos risos.

De lá para cá, celebra a serenidade de caminhar por um campus arborizado – e, portanto, repleto das plantas tão queridas dela –, a convivência intergeracional (chegou a conviver com os próprios bisnetos durante um período na universidade) e o quanto se espantou ao encarar a si mesma e visualizar uma nova mulher. Com novos ares, novos talentos, novas possibilidades. O próprio fato de escolher bordar um livro infantil é prova disso.

“A criança lê com as mãos. A teoria explica e justifica que os pequenos começam lendo assim. O público para esse livro, então, são pessoas de 2 a 4 anos de idade, ou seja, crianças não-leitoras. Um livro-brinquedo, para os pais lerem quando o filho for dormir, e que serve até de travesseiro, se a criança quiser dormir com ele. Fiz o teste com meu neto e um amiguinho dele, e realmente funciona”.

Marivan Ferraro

Professora aposentada, escritora e designer

A ideia, agora, é fazer uma segunda edição, revisada, do mesmo projeto. Lançar outros cinco livros infantis e disponibilizá-los no mercado e em bibliotecas é outro objetivo. De certa forma, cada ato é maneira de honrar o legado ativo deixado pela mãe. A dois anos de completar um século, dona Maria Augusta é pura vida.

Não tem doença, lê, escreve – é autora de pelo menos cinco livros, com outro à vista – mora sozinha e se considera autossuficiente. No currículo, o ofício de decoradora pela Escola de Decoração do Rio de Janeiro e a fundação do Clube de Decoradores do Ceará. “Ela também é estudiosa da Bíblia, dá aulas de Hermenêutica Bíblica. É um caso a ser estudado porque fará 100 anos tranquilamente. Acho que herdei a genética da minha mãe e da minha avó, que faleceu com 97 anos e muito lúcida”, festeja Marivan.

“Essa mesma minha avó era dona de um armarinho em João Pessoa, já que sou paraibana. Eu via aquela sala cheia de costureiras e bordadeiras quando criança, preparando vestidinhos, pra colocar na loja, e aquilo me marcou. Quando tive a oportunidade de fazer parecido, pensei ‘será que vou realizar meu sonho?’. Agora estou aqui, muito feliz e, ao mesmo tempo, acho que servindo de exemplo para meus filhos e netos”.

E se há algum segredo para existir assim, tão inquieta, o retorno vem fácil e em diálogo com a memória. Uma tia a ensinou: “Marivan, a gente tem que viver morrendo, e não morrer vivendo”. “Então é enfrentar, não ter medo. Quem fica em cima de uma cama ou se balançando numa cadeira em frente a uma televisão não vai para lugar algum. A vida não acabou porque você tem uma idade avançada. Cada dia eu vivo o dia. Não sonho muito longe, não. Não tenho sonhos muito impossíveis. Sonho e vou realizando”.