sexta-feira, 26 de junho de 2026

Demolição do Edifício Alba Carneiro tem início no Centro de Sobral

 

Foto: Ulysses Sousa

Matéria Sobral.com

A demolição do Edifício Alba Carneiro, localizado na Rua Deputado João Adeodato, nas proximidades do terminal rodoviário, no Centro de Sobral, foi iniciada na semana passada. A obra representa o fim de uma estrutura que marcou a paisagem urbana da cidade por mais de quatro décadas.

O serviço está orçado em R$ 1.398.270,48 e será executado pela empresa Magalhães Demolição LTDA, responsável pela desmontagem controlada da edificação.

Construído em 1981, o Alba Carneiro ficou conhecido como um dos símbolos da modernização urbana de Sobral. Com o passar dos anos, porém, o prédio passou a apresentar problemas estruturais. Em 2012, o imóvel foi interditado após laudos técnicos apontarem risco de desabamento e, posteriormente, foi condenado pelo Corpo de Bombeiros.

A demolição segue normas específicas de segurança previstas na NR-18, que regulamenta as condições de trabalho na construção civil. Entre as exigências estão a utilização de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), como capacetes, luvas, óculos e cintos de segurança, além da instalação de Equipamentos de Proteção Coletiva (EPCs), como telas de proteção, guarda-corpos, redes de segurança e isolamento da área.

A retirada da estrutura abre caminho para a requalificação do espaço, encerrando a história de um dos edifícios mais conhecidos do Centro de Sobral.

 



Prefeitura de Sobral entrega quatro viaturas totalmente equipadas à Guarda Municipal e inicia turma 2026 do Guarda Mirim



 

Foto: Reprodução/ Prefeitura de Sobral

A Prefeitura de Sobral realizou, na manhã desta sexta-feira (26), a entrega de quatro novas viaturas totalmente equipadas para a Guarda Civil Municipal. Os veículos passam a integrar a frota da corporação e serão utilizados nas ações de patrulhamento e no atendimento às ocorrências do município.

A programação também marcou a aula inaugural da turma 2026 do Projeto Guarda Mirim, iniciativa desenvolvida pela Guarda Civil Municipal com adolescentes do município. O projeto oferece atividades voltadas à formação cidadã, disciplina e desenvolvimento pessoal, reunindo jovens selecionados para mais um ciclo de formação.

A cerimônia contou com a presença de autoridades municipais, agentes da Guarda Civil Municipal, familiares dos participantes e convidados, marcando o início das atividades da nova turma e a entrega dos novos veículos que passam a reforçar a estrutura da corporação.



Edital publicado: Município de Forquilha abre inscrições para concurso em diversas áreas

 


Matéria sobral.com

A Prefeitura Municipal de Forquilha, no Ceará, deu o pontapé inicial para a realização de seu novo Concurso Público, voltado para o provimento de cargos efetivos do quadro de pessoal permanente e formação de cadastro reserva. De acordo com os documentos oficiais do certame, que está sob a organização técnica da Fundação CETREDE (vinculada à UFC), as oportunidades abrangem diversas áreas de atuação e diferentes níveis de escolaridade.

O documento de atribuições oficiais confirma que a seleção pública contemplará funções administrativas, operacionais, de saúde, educação e engenharia. Entre os cargos listados no projeto técnico estão:

  • Nível Fundamental e Operacional: Auxiliar de Serviços Gerais, Merendeira, Motoristas (Categorias B e D), Motorista de Ambulância, Vigia, Coveiro, Jardineiro, Carpinteiro/Marceneiro e Soldador.
  • Nível Médio e Técnico: Agente Administrativo, Auxiliar Administrativo, Recepcionista, Secretário Escolar, Continuo, Cadista, Topógrafo, Auxiliar de Topografia, Guarda Municipal, Técnico em Enfermagem, Técnico de Laboratório, Técnico em Farmácia e Técnico em Segurança do Trabalho.
  • Ação Social e Cadastro: Entrevistador Social, Visitador Social e Orientador Social.
  • Nível Superior: Arquiteto, Engenheiro Civil, Engenheiro Eletricista, Engenheiro Agrônomo, Engenheiro de Segurança do Trabalho, Procurador, Psicólogo, Assistente Social, Pedagogo, Biomédico, Farmacêutico Bioquímico, Nutricionista, Fisioterapeuta, Fonoaudiólogo, Odontologista, Veterinário, Zootecnista, Diretor de Marketing, Fotógrafo e Médicos nas especialidades de Neuropediatria, Ortopedia e Psiquiatria.
  • Educação (Professores): Vagas para docência na Educação Infantil, Anos Iniciais, Atendimento Especializado, Bilíngue em Libras, além de disciplinas específicas como Ciências, Geografia, História, Língua Inglesa, Língua Portuguesa, Matemática e Música.

Segundo o cronograma publicado, as inscrições via internet abrem no dia 29 de junho e seguem até o dia 17 de agosto de 2026. Os organizadores alertam para a importância de os candidatos lerem atentamente o edital nos primeiros dias, já que, uma vez efetuada a inscrição para um cargo, não será permitida a alteração da escolha. As isenções da taxa de inscrição poderão ser solicitadas nos dias 6 e 7 de julho de 2026.

A aplicação das provas objetivas e discursivas está agendada para o dia 1º de novembro de 2026. Para fins de organização, os exames ocorrerão em turnos distintos: os candidatos aos cargos de Nível Superior farão a prova pela manhã (8h às 12h), enquanto os concorrentes de Nível Médio e Fundamental realizarão no período da tarde (14h às 18h).

O prefeito de Forquilha, Edinardo Filho, utilizou as redes sociais para comemorar o lançamento do certame e reforçar o compromisso com a transparência do processo: "Mais uma grande conquista para o nosso município! Vamos realizar o Concurso Público da Prefeitura de Forquilha, criando oportunidades para quem sonha em ingressar no serviço público por meio do mérito e da transparência."

O acompanhamento de retificações, comunicados e demais anexos de remuneração poderá ser feito diretamente na página oficial do concurso mantida pela Fundação CETREDE.

Acesse o edital completo clicando AQUI

Abandono escolar no Ensino Médio do CE chega ao menor índice dos últimos 10 anos

Foto: Thiago Gadelha.

Fonte: Diário do Nordeste

O Ceará alcançou uma marca histórica em 2025. De acordo com novos dados do Censo Escolar 2025, divulgados nesta sexta-feira (26), a taxa de abandono no Ensino Médio registrou o nível mais baixo na última década, sendo inclusive menor que as médias regional e nacional, embora tenha desacelerado nos últimos anos.

Segundo o Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), a taxa de abandono refere-se ao percentual de estudantes que deixaram de frequentar a escola durante o ano letivo e não retornaram até o encerramento do período escolar. Os dados são referentes às redes públicas e privadas, porém a maior parte está na rede pública.

Na prática, não se trata apenas de faltas pontuais, mas de uma interrupção real da trajetória escolar naquele ano. Por exemplo, se em uma turma de 100 alunos, 3 deixarem os estudos antes do fim do ano, a taxa de abandono é calculada em 3%.

Ao analisar a série histórica do Ceará, observa-se que o cenário atual é resultado de uma redução praticamente contínua ao longo dos anos. Veja na série histórica:

Os dados mostram que a redução foi mais acelerada na segunda metade da década passada e começou a ocorrer em ritmo mais lento à medida que o indicador atingiu patamares mais baixos.

Entre 2016 e 2019, a taxa caiu de 8,7% para 3,5%, uma redução de 5,2 pontos percentuais em apenas três anos. Já entre 2023 e 2025, a queda foi de 2,0% para 1,4%, equivalente a 0,6 ponto percentual.

Apesar dessa desaceleração, a trajetória permaneceu em queda e levou o indicador ao menor nível da série analisada, sugerindo que os ganhos mais expressivos ocorreram nos primeiros anos do período analisado e que novas reduções passaram a acontecer sobre uma base já bastante pequena.

Em comparação com outras esferas, o índice atual do Ceará (1,4%) é melhor do que a média do Brasil (2,2%) e do Nordeste (1,9%).

Ceará no ranking nacional

Apesar dos avanços significativos, o Ceará ocupa atualmente a 11ª posição entre os Estados com as menores taxas de abandono no Ensino Médio no país.

Conforme o Censo Escolar, o ranking das menores taxas de 2025 por Estado é:

Mato Grosso: 0,1%

Piauí: 0,4%

Espírito Santo: 0,5%

Pará: 0,6%

Pernambuco: 0,6%

Paraná: 0,6%

Mato Grosso do Sul: 0,8%

Goiás: 0,9%

Tocantins: 1,1%

Alagoas: 1,3%

Ceará: 1,4%

Programa Pé-de-Meia

Para o Ministério da Educação (MEC), essa melhora expressiva nos indicadores pode ser reflexo direto do impacto do programa Pé-de-Meia, implementado em 2024.

A iniciativa, que completou dois anos, oferece um incentivo financeiro para que os estudantes de baixa renda permaneçam na escola e concluam o Ensino Médio, combatendo diretamente a necessidade de evasão por questões econômicas.

Na última semana, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou que, nos últimos dez anos, o percentual de estudantes cearenses de 15 a 17 anos que tem alguma forma de ocupação além do estudo caiu pela metade.

Em 2016, cerca de 32 mil jovens nessa faixa etária trabalhavam, fosse de forma remunerada ou ajudando em algum negócio familiar. Já em 2025, o quantitativo chegou a 16 mil.

Estagnação em outras etapas

Além do Ensino Médio, os dados do Censo Escolar trouxeram a evolução das etapas anteriores da Educação Básica no Ceará.

Nos Anos Iniciais, que compreendem do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, a taxa de abandono escolar está estacionada em 0,1% há três anos (2023, 2024 e 2025).

Esse índice residual demonstra que quase todas as crianças nessa faixa etária permanecem na escola ao longo de todo o ano letivo, mantendo a regularidade no andamento dos estudos.

Já nos Anos Finais, etapa que abrange do 6º ao 9º ano, a taxa de abandono também se manteve estagnada em 0,3% pelo terceiro ano consecutivo (2023, 2024 e 2025).

Embora o índice seja ligeiramente superior ao dos Anos Iniciais, ainda está em patamar baixo, evidenciando que o grande desafio está na transição e permanência no Ensino Médio.

 

"Meu papel é no Congresso. Depois dos 60, tenho desejo, sim", diz Moses sobre eventual candidatura à Prefeitura de Sobral

 



O deputado federal Moses Rodrigues afirmou que tem o desejo de disputar a Prefeitura de Sobral no futuro, mas ressaltou que, neste momento, sua prioridade é continuar o trabalho que desempenha na Câmara dos Deputados.

Durante entrevista ao programa Tribuna e Plenário, apresentado por Oliveira Domingos, na Rádio Paraíso FM, Moses declarou que pretende seguir atuando no Congresso Nacional e que a possibilidade de concorrer ao Executivo municipal deve ser considerada apenas mais adiante.

"Meu papel é no Congresso. Depois dos 60, tenho desejo, sim", afirmou o parlamentar ao comentar sobre uma eventual candidatura à Prefeitura de Sobral.

Segundo Moses Rodrigues, o foco atual permanece no mandato de deputado federal, deixando a possibilidade de disputar o comando do município para uma fase futura de sua trajetória política.


Corte da entrevista ao programa Trinuna e Plenário, com Oliveira Domingos

quinta-feira, 25 de junho de 2026

Acidente entre VLT e carro de passeio é registrado no bairro Cohab III, em Sobral

 

Um acidente envolvendo um Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) e um carro de passeio foi registrado na tarde desta quinta-feira (25), em Sobral. A colisão ocorreu no cruzamento das ruas Adalgisa Sá e Avenida John Sanford, no bairro Cidade Pedro Mendes Carneiro (Cohab III).

De acordo com as informações preliminares, o veículo de passeio, um Chevrolet Onix, colidiu transversalmente com o VLT que realiza a linha entre os bairros Cohab III e Sinhá Sabóia.

O acidente aconteceu em um trecho entre a estação próxima ao Hospital Regional Norte (HRN) e a estação da Cohab III. Até o momento, não há informações sobre pessoas feridas.

As circunstâncias da colisão deverão ser apuradas pelas autoridades competentes.


MP recomenda suspensão de obras de revitalização em avenida de Ubajara por possível risco ambiental

 


O Ministério Público do Ceará (MPCE) recomendou que a Prefeitura de Ubajara suspenda imediatamente as obras de revitalização da Avenida Monsenhor Gonçalo Eufrásio, localizada no Centro do município. A medida foi expedida após denúncia apontar possíveis impactos ambientais decorrentes da intervenção na área.

Segundo o MPCE, a recomendação inclui a paralisação de qualquer atividade de supressão vegetal até que sejam realizadas fiscalização e análise técnica pela Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace). O objetivo é evitar eventuais danos ao meio ambiente.

De acordo com a Promotoria de Justiça, o local possui espécies vegetais de valor paisagístico, cuja retirada pode causar impactos ambientais considerados relevantes e, em alguns casos, irreversíveis. O órgão ressalta que intervenções desse tipo devem observar os princípios da prevenção e da precaução ambiental.

O Ministério Público também orientou que a gestão municipal não realize novas intervenções na área até a manifestação técnica do órgão ambiental estadual. A Prefeitura de Ubajara tem prazo de 24 horas para informar se acatará ou não a recomendação.

Homem é encontrado morto com os pés amarrados às margens do Rio Acaraú, em Sobral

 

Um homem, ainda não identificado, foi encontrado morto na manhã desta quinta-feira (25), em uma área de mata localizada no final da Rua Pintor Lemos, nas proximidades do Rio Acaraú, em Sobral.

De acordo com informações preliminares, a vítima, que aparenta ter cerca de 45 anos, apresentava lesões pelo corpo e estava com os pés amarrados. Próximo ao local onde o corpo foi encontrado, uma motocicleta do tipo cinquentinha também foi localizada.

Equipes da Polícia Militar foram acionadas e isolaram a área para os trabalhos periciais. O corpo foi recolhido ao Instituto Médico Legal (IML), enquanto a motocicleta foi encaminhada à Delegacia de Polícia Civil.

A Polícia Civil investiga o caso e aguarda os laudos da Perícia Forense, que deverão apontar a causa da morte e auxiliar na identificação da vítima e das circunstâncias do ocorrido.

 

 

 

 


quarta-feira, 24 de junho de 2026

Terremoto de magnitude 7,5 atinge Venezuela e derruba prédios em Caracas; há mortos

 

Equipes de resgate retiram mulher ferida de escombros de prédio que desabou em Caracas, após terremoto — Foto: Juan Barreto/AFP

Epicentro do tremor mais forte foi registrado na cidade venezuelana de El Guayabo, na Venezuela, a uma profundidade de 13 km, segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS). Serviço americano projeta 'elevado número de mortos'.

Um terremoto de magnitude 7,5 atingiu a Venezuela e foi sentido em Caracas. Prédios desabaram na capital do país, e autoridades confirmaram mortes.

O Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS) reportou dois tremores principais com epicentros separados por apenas 5 km de distância, um de magnitude 7,2 e outro de 7,5. São os sismos mais fortes registrados no país em mais de 100 anos.

O USGS projeta que possa haver milhares de mortos: "É provável que haja um elevado número de vítimas e danos extensos, e é provável que o desastre seja generalizado".

O epicentro do tremor mais forte foi registrado na cidade venezuelana de El Guayabo, a 168 km da capital, a uma profundidade de 13 km, segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS).

O tremor também foi sentido em diversos locais da região Norte do Brasil, como Manaus, em Belém do Pará, no Amapá e em Roraima, onde os moradores também deixaram alguns prédios.

"Alguns prédios vieram abaixo (em Caracas) e casas desabaram", disse o ministro do Interior, Diosdado Cabello, na televisão estatal. Ele não apresentou estimativas iniciais de mortos ou feridos e afirmou que protocolos estavam sendo seguidos para obter mais informações.

O Aeroporto Internacional Simón Bolívar, o maior do país, também foi afetado. Os maiores estragos parecem ter ocorrido nas cidades litorâneas, como La Guaira e Altamira.

Via: G1

 

 

 

 


Com dois gols de Vini Jr e volta de Neymar, Brasil bate a Escócia e avança ao mata-mata da Copa

 

Foto: Rodolfo Buhrer / AFP

Matéria Copiada do Diário do Nordeste

O Brasil deu um baile! Baile de Vini Jr, que marcou duas vezes na vitória por 3 a 0 diante da Escócia, nesta quarta-feira (24), no Estádio de Miami. Matheus Cunha fez o terceiro da Seleção comandada pelo italiano Carlo Ancelotti, que promoveu a estreia de Neymar na competição em 2026.

Com o resultado, o Brasil avança para a segunda fase como primeiro do Grupo C, com sete pontos somados e melhor saldo de gols. Marrocos ficou em segundo. A equipe aguarda a definição do adversário, que pode ser Japão, Holanda ou Suécia.

Como foi o jogo?

Um primeiro tempo com as duas equipes trocando passes. Principalmente o Brasil. Do outro lado, uma Escócia que recuou para a defesa. Aos seis minutos, Vini escapou do goleiro, ficou com a bola e tocou tranquilamente para o fundo das redes.

Mesmo com menos posse de bola, a Seleção foi eficiente na marcação para conseguir levar perigo à meta adversária. Foi assim que Vini Jr chegou ao segundo dele aos 21 minutos. A arbitragem, no entanto, deu falta do camisa 7 e anulou o gol.

Rayan, escalado como titular, criou boas chances. Matheus Cunha também chegou com muito perigo e quase fez o segundo. Mas esse viria dos pés de Vini Jr aos 48 minutos. Bruno Guimarães cruzou a bola e achou o camisa 7, sem marcação, que finalizou e fez o segundo dele e do Brasil até o intervalo.

Apesar de confortável no placar, o Brasil seguiu tentando ampliar o marcador no segundo tempo. Vini Jr teve ótima chance após jogada de Paqueetá, mas Gunn fez a defesa. Pouco depois, ele arriscou de longe e ficou na defesa do goleiro outra vez.

Aos 14 minutos, foi a vez de Matheus Cunha deixar o dele. O camisa 9 recebeu lançamento de Bruno Guimarães, avançou pela direita e finalizou para fazer o terceiro do Brasil. Pela Escócia, McTominay levou perigo, mas Alisson fez grande defesa.

Aos 30 minutos, foi a vez de Neymar estrear no Mundial de 2026. O jogador entrou em campo aos 30 minutos, substituindo Matheus Cunha. Endrick também entrou. A Escócia ainda finalizou na reta final, mas Alisson apareceu bem para a defesa. O Brasil ainda teve chance em jogada de Neymar e Vini Jr, mas não converteram. O duelo terminou com a vitória por 3 a 0 para os brasileiros.


Em vídeos, Michelle expõe crise no PL por articulações pró-Ciro no Ceará: 'Traição contra Bolsonaro'

 

Matéria Copiada do Diário do Nordeste

A ex-primeira-dama publicou dois vídeos, nesta quarta-feira (24), que aprofundam a crise no PL Ceará.

A ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL) publicou, na tarde desta quarta-feira (24), dois vídeos nos quais expõe a crise envolvendo o PL Ceará e faz novas críticas ao apoio de correligionários ao nome do ex-ministro Ciro Gomes (PSDB) como candidato ao Governo do Ceará. Segundo ela, a aliança bolsonarista deveria se unir em torno da pré-candidatura ao Executivo do senador Eduardo Girão.

Michelle afirmou ainda que há uma tentativa de retirar a vereadora Priscila Costa (PL) da disputa pelo Senado. Segundo ela, a movimentação representa uma "traição" ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que, em comum acordo com ela e com o presidente nacional do partido, Valdemar Costa Neto, já teria decidido lançar uma chapa pura ao Senado no Ceará, formada por Priscila Costa e pelo deputado estadual Alcides (PL), pai do deputado federal André Fernandes (PL).

"O que aconteceu depois foi que, aproveitando-se da prisão do Jair, começaram a trabalhar para eliminar a Priscila da disputa, cedendo a vaga dela para garantir uma aliança com Ciro Gomes (...) Se o André queria agradar o Ciro, porque ele não ofereceu a vaga do próprio pai? Será que ele acha que retirar a vaga de uma mulher seria mais justo e fácil?", afirmou.

No vídeo, Michelle disse que Bolsonaro reforçou essa decisão de que Priscila deveria disputar a vaga no Senado mesmo após ser preso.

 

“Ele disse: ‘Priscila será candidata, o número 222 poderá ser dado a ela’. Não é vago, não é interpretável, é um desejo, é uma ordem do líder. Vejam bem, a palavra mais recente do meu marido em relação às candidaturas no Ceará são essas. Não honrar essa determinação do meu marido será um ato de traição contra Jair Messias Bolsonaro, venha de quem vier”

Michelle Bolsonaro (PL)



Concurso da Alece tem inscrições prorrogadas; salários vão até R$ 6 mil

 


Fonte: g1-Ceará

As inscrições para o concurso da Assembleia Legislativa do Ceará (Alece) foram prorrogadas
. O novo prazo para os interessados em se inscrever é 13 de julho. O edital oferta 200 vagas efetivas e 400 vagas para o cadastro reserva.

O edital tem, para o nível superior, 170 vagas para Analista Legislativo (confira os cargos específicos abaixo), e 30 para Técnico Legislativo, no nível médio. O salário para analistas é de R$ 6.126,48, enquanto para técnicos é de R$ 3.059,47.

As inscrições para o concurso devem ser feitas no site do Instituto de Desenvolvimento Educacional, Cultura e Assistência Nacional (Idecan), que será a banca organizadora do certame.

Para participar do concurso, o candidato deverá pagar a taxa de inscrição de acordo com o nível que deseja disputar, sendo R$97 a ser pago para o cargo de nível técnico legislativo, e R$137 para os cargos de analista legislativo.

A previsão é que a prova ocorra em 16 de agosto de 2026 em 14 municípios do Ceará. E o resultado final deve ser publicado em 8 de janeiro de 2027.

Também valerá para este certamente a nova disposição de vagas destinadas às cotas. Sendo da seguinte forma: 25% para candidatos pretos e pardos; 3% a candidatos indígenas; 2% para candidatos quilombolas.

Confira os locais de prova:

  • Fortaleza
  • Aracati
  • Baturité
  • Camocim
  • Canindé
  • Crateús
  • Iguatu
  • Itapipoca
  • Juazeiro do Norte
  • Quixadá
  • Sobral
  • Russas
  • Tauá
  • Tianguá

Sessão na Câmara de Ipu termina em bate-boca entre vereadores e troca de acusações

 

A sessão desta terça-feira (23), na Câmara Municipal de Ipu, foi marcada por tensão e discussão entre os vereadores Farias Filho (PSD) e Moreira Filho (PSB), após divergências envolvendo falas e vídeos mencionados em plenário.

Durante a tribuna, Farias Filho citou declarações atribuídas ao vereador Moreira Filho em uma sessão anterior e criticou a condução dos trabalhos legislativos, classificando o ambiente como “circo” e “teatro”. Em seguida, houve interrupção do microfone da tribuna, o que intensificou os ânimos entre os parlamentares.

Após o encerramento do tempo de fala, um bate-boca teve início entre os dois vereadores. A presidente da Casa, vereadora Cristina Peres (PSB), interveio pedindo calma e respeito ao regimento interno.

Em meio às discussões, o vereador Moreira Filho solicitou direito de fala e pediu respeito durante seu discurso, usando termos que elevaram o tom do embate. O clima seguiu tenso com interrupções e novas intervenções da presidência, que reforçou pedidos de ordem e educação no plenário.

Durante sua fala, Moreira Filho ainda fez acusações contra o vereador Farias Filho, mencionando suposto “acordo com facção”. A declaração gerou forte repercussão no plenário, encerrando a sessão em clima de instabilidade e troca de acusações entre os parlamentares.

 

Trecho da sessão da Câmara Municipal de Ipu

NOTA DE REPÚDIO DA CÂMARA MUNICIPAL DE IPU

“A Câmara Municipal de Ipu vem a público manifestar seu mais veemente repúdio a quaisquer comportamentos ofensivos, desrespeitosos e incompatíveis com a dignidade do Poder Legislativo, presenciados durante a sessão ordinária realizada em 23 de junho de 2026.

É lamentável que, nas dependências desta Casa Legislativa, tenham ocorrido manifestações de desordem, gritos e ofensas dirigidas a parlamentares, especialmente quando tais condutas partem de agentes públicos que assessoram a chefia de gabinete do poder executivo local como também pessoas vinculadas a órgãos da Administração Pública.

A Câmara Municipal de Ipu reafirma que este é um espaço de diálogo, respeito, democracia e compromisso com a população ipuense. Não serão toleradas atitudes que busquem intimidar, constranger ou desrespeitar vereadores no exercício legítimo de suas funções constitucionais e regimentais.

Da mesma forma, esta Casa Legislativa repudia de maneira firme quaisquer comportamentos inadequados praticados por parlamentares que promovam ofensas pessoais, agressões verbais ou tentativas de interromper, impedir ou cercear a manifestação de outro representante durante o uso da tribuna. O debate político deve ser conduzido com responsabilidade, respeito mútuo e observância às normas regimentais.

O Código de Ética Parlamentar existe para orientar, prevenir e coibir atitudes que atentem contra o decoro parlamentar, a harmonia institucional e o respeito que a população espera de seus representantes.

A Câmara Municipal de Ipu não permitirá que condutas ofensivas, desordeiras ou intimidatórias comprometam a seriedade dos trabalhos legislativos e reafirma seu compromisso com uma atuação pautada no respeito, na democracia, no diálogo e na defesa dos interesses do povo ipuense”.