sábado, 27 de junho de 2026

Prefeitura de Sobral altera horário de expediente na segunda-feira (29) por causa de jogo da Seleção Brasileira

 


A Prefeitura de Sobral informou que o expediente dos órgãos e entidades da Administração Pública Municipal direta e indireta será realizado, excepcionalmente, das 8h às 13h na próxima segunda-feira (29). A mudança também se aplica ao atendimento ao público externo.

De acordo com a gestão municipal, a alteração no horário foi definida por meio do Decreto nº 3.887 e ocorre em razão da partida da Seleção Brasileira.

A Prefeitura destacou ainda que os serviços considerados essenciais funcionarão normalmente, com equipes em regime de plantão para garantir a continuidade do atendimento à população.


Câmara de Sobral antecipa sessão para a manhã de segunda-feira

 

Foto: Wellington Bessa

Matéria sobral.com


A Câmara Municipal de Sobral realizará a sessão ordinária da próxima segunda-feira (29) em horário excepcional. Em razão da partida da Seleção Brasileira pela Copa do Mundo, o início dos trabalhos legislativos foi antecipado das 17h para as 10h.

A alteração no horário foi definida em razão do confronto entre Brasil e Japão, válido pela fase de 16 avos de final da competição. A partida está marcada para as 14h (horário de Brasília) e é eliminatória, ou seja, a equipe derrotada será eliminada do torneio.

Com a mudança, a sessão ocorrerá normalmente no período da manhã, mantendo a pauta prevista para o dia.

Justiça determina suspensão de contratações temporárias na saúde de Sobral após ação do MP

 


A Justiça determinou a suspensão das nomeações de profissionais da saúde realizadas por meio de processos seletivos simplificados da Prefeitura de Sobral. A decisão, proferida na última segunda-feira (22), atende a um pedido apresentado pelo Ministério Público do Ceará (MPCE).

De acordo com o MP, as contratações temporárias, realizadas com base nos Editais nº 01/2025 ao nº 09/2025 da Secretaria Municipal da Saúde, não demonstrariam situação excepcional que justificasse a dispensa da realização de concurso público, conforme previsto na legislação.

Na Ação Civil Pública, a 2ª Promotoria de Justiça de Sobral também solicitou que o Município seja impedido de realizar novas contratações temporárias, nomeações para cargos comissionados e renovações de contratos temporários na área da saúde que estejam em desacordo com a legislação.

Além disso, o Ministério Público requereu que o Município promova concurso público para o preenchimento das funções atualmente ocupadas por servidores temporários, cedidos ou comissionados, quando houver irregularidade apontada na ação.

Até o momento, a Prefeitura de Sobral não havia se manifestado publicamente sobre a decisão judicial.


Casal do Ceará morre após caminhonete despencar de viaduto e cair no mar no Rio de Janeiro

 


Um casal natural do Ceará morreu após a caminhonete deles despencar do Viaduto da Joatinga e cair no mar na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, na noite da última quarta-feira (24). O veículo ficou submerso.

As vítimas são Jailton Rodrigues da Silva, conhecido como "Jota", natural de Tamboril; e Maria Cecília Ribeiro Sampaio, de 30 anos, natural de Boa Viagem. As duas cidades ficam no interior do Ceará.

Conforme um socorrista que participou do resgate, quando os agentes chegaram ao local, as vítimas ainda estavam presas no interior do veículo.

Segundo a Polícia Civil do Rio de Janeiro, as circunstâncias do acidente que matou o casal são investigadas pelo 16º DP, na Barra da Tijuca.

"Agentes realizam diligências para apurar as circunstâncias dos fatos", disse a Polícia Civil do Rio de Janeiro.

A caminhonete envolvida no acidente foi retirada da água nesta quinta-feira, com a ajuda de um guincho, que içou o veículo até a pista.

Antes de Maria Cecília falecer, a irmã dela, a professora Débora Ribeiro, fez uma postagem na rede social pedindo que as pessoas orassem pela jovem.

Depois da confirmação da morte, a docente compartilhou homenagens feitas por familiares e amigos sobre o falecimento de Maria Cecília, que deixa um filho de 3 anos.

A Escola Adília Maria, em que Débora trabalha, divulgou uma nota de pesar pela morte da irmã da docente.

"É com grande pesar que recebemos a notícia do falecimento da Maria Cecília Ribeiro Sampaio, irmã da nossa professora Débora. Expressamos nossas mais sinceras condolências à família e amigos, desejando que encontrem conforto para superar essa grande perda", diz.

A família de Cecília é do distrito de Guia, a cerca de 39 quilômetros de distância da sede de Boa Viagem. A Paróquia de Nossa Senhora da Guia também se manifestou pela morte da conterrânea.

"Que Cristo Ressuscitado, nossa esperança, acolha Maria Cecília em sua infinita misericórdia e conceda à família e amigos força da fé e da oração", publicou a paróquia do distrito de Guia.

Sobral participa da PEC Brasil 2026 com exposição de produtos da agricultura familiar


 

A Prefeitura de Sobral, por meio das secretarias da Pecuária e do Turismo, participa da PEC Brasil 2026, feira do agronegócio realizada entre os dias 25 e 27 de junho, no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza.

Durante o evento, o município integra a Feira dos Municípios, onde expõe e comercializa produtos da agricultura familiar e do empreendedorismo rural. Entre os itens apresentados estão mel, hidromel, doces, geleias, artesanato em palha e outros produtos produzidos por agricultores e artesãos locais.

Segundo a administração municipal, a participação tem como objetivo divulgar a produção rural de Sobral, ampliar a visibilidade dos produtos locais e estimular oportunidades de negócios para os produtores.

Além da exposição dos municípios, a programação da PEC Brasil 2026 inclui palestras, seminários, capacitações técnicas, rodadas de negócios e apresentações de tecnologias voltadas ao agronegócio e ao desenvolvimento sustentável do setor.

sexta-feira, 26 de junho de 2026

Plantação de maconha equivalente a quatro campos do Castelão é descoberta pela Polícia Civil no Ceará

Foto: Divulgação SSPDS

Fonte: Diário do Nordeste

A Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) localizou nessa quinta-feira (25), uma plantação de maconha com cerca de 290 mil pés da planta, escondida em uma área isolada no município de Acopiara, no interior do Ceará.

A plantação se estendia por uma área de aproximadamente três hectares, o que seria equivalente a "quatro campos do Estádio Castelão".

Durante a investigação, aeronaves e drones da PCCE tiveram que sobrevoar o local para medir a área total da plantação. Ao todo, foram encontrados no local cerca de 160 mil pés de maconha em fase de cultivo e outros 130 mil pés já colhidos, totalizando uma estimativa de 290 mil pés da planta.

Nessa sexta-feira (26), uma equipe de policiais deve se deslocar até o local para realizar fotos e fazer o transporte dos materiais encontrados.

Durante a operação, nenhum suspeito foi encontrado e a investigação continua para definir se a droga pertencia a alguma organização criminosa. Junto a plantação, os policiais também encontraram um acampamento clandestino, com alimentos e alguns utensílios de cozinha.

A ofensiva foi coordenada pelo Departamento de Polícia Civil do Interior Sul (DPJI Sul), pela 4ª Seccional do Interior Sul (Iguatu) e pela Delegacia de  Polícia Civil de Acopiara.

 

 



 

Demolição do Edifício Alba Carneiro tem início no Centro de Sobral

 

Foto: Ulysses Sousa

Matéria Sobral.com

A demolição do Edifício Alba Carneiro, localizado na Rua Deputado João Adeodato, nas proximidades do terminal rodoviário, no Centro de Sobral, foi iniciada na semana passada. A obra representa o fim de uma estrutura que marcou a paisagem urbana da cidade por mais de quatro décadas.

O serviço está orçado em R$ 1.398.270,48 e será executado pela empresa Magalhães Demolição LTDA, responsável pela desmontagem controlada da edificação.

Construído em 1981, o Alba Carneiro ficou conhecido como um dos símbolos da modernização urbana de Sobral. Com o passar dos anos, porém, o prédio passou a apresentar problemas estruturais. Em 2012, o imóvel foi interditado após laudos técnicos apontarem risco de desabamento e, posteriormente, foi condenado pelo Corpo de Bombeiros.

A demolição segue normas específicas de segurança previstas na NR-18, que regulamenta as condições de trabalho na construção civil. Entre as exigências estão a utilização de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), como capacetes, luvas, óculos e cintos de segurança, além da instalação de Equipamentos de Proteção Coletiva (EPCs), como telas de proteção, guarda-corpos, redes de segurança e isolamento da área.

A retirada da estrutura abre caminho para a requalificação do espaço, encerrando a história de um dos edifícios mais conhecidos do Centro de Sobral.

 



Enem 2026: candidatos podem conferir resultado de atendimento especial


Foto: Rafa Naddermeyer/Agência Brasil
 Rafa Neddermeyer/Agência BrasilF

Fonte: Agência Brasil

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou, nesta sexta-feira (26), o resultado do atendimento especializado para as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2026.

O resultado do recurso da solicitação de atendimento especializado deverá ser consultado no endereço eletrônico da Página do Participante do exame no Portal do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Resultados

O participante que solicitar atendimento especializado e tiver sua solicitação confirmada pelo Inep poderá ser acompanhado por exemplo de cão-guia/cão de apoio emocional ou usar material próprio.

Se o documento, a declaração ou o parecer que motivou a solicitação de tempo adicional for aceito, o participante terá direito ao tempo adicional de 60 minutos em cada um dos dois dias do exame, desde que tenha sido solicitado no ato de inscrição.

Recurso administrativo

Os candidatos que tiverem a solicitação negada poderão entrar com recurso administrativo a partir desta segunda-feira (29) até a próxima sexta-feira, 3 de julho.

Para solicitar nova análise quanto aos atendimentos especializados, é necessário enviar documentação que comprove a condição alegada.

O participante deverá prestar informações exatas e verdadeiras no sistema de inscrição quanto à condição que motiva a solicitação de atendimento especializado e/ou de recurso de acessibilidade, sob pena de responder por crime contra a fé pública e de ser eliminado do exame a qualquer tempo.

O Inep tem o direito de exigir, a qualquer momento, documentos que atestem a condição que motiva a solicitação de atendimento especializado.

Quem tem direito

De acordo com o edital, o Inep ampliou as condições de atendimento especializado no Enem 2026.  Pelas novas regras, uma pessoa diagnosticada com histórico de crise de ansiedade ou Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC), por exemplo, poderá contar com um acompanhante.

A solicitação feita no momento da inscrição é voltada a pessoas com deficiências ( física, visual, auditiva e intelectual), transtornos e que realizam acompanhamentos específicos de saúde. Inclui também condições como a de gestantes, lactantes e diabéticos, além de pessoas idosas e estudantes em classe hospitalar, entre outras necessidades.

Após o período de inscrição, se o participante necessitar de recurso de acessibilidade não previsto no edital ou de atendimento especializado devido, por exemplo, a acidentes ou casos de força maior, deverá solicitá-lo por meio da plataforma Integrada de Ouvidoria e Acesso à Informação do poder Executivo federal, o Fala.BR, com o envio de documento que comprove a situação declarada, até dez dias antes da aplicação do exame.

Em 2026, as provas do Enem serão aplicadas em dois de domingos de novembro, dias 8 e 15, nas 27 unidades da federação.

Cronograma do Enem 2026

Confira as próximas etapas do Enem 2026, definidas pelo Inep, a seguir:

· resposta à solicitação de atendimento especializado: 26 de junho;

· recurso à negativa de atendimento especializado: de 29 de junho a 3 de julho;

· resultado do recurso: 10 de julho;

· aplicação das provas: 8 e 15 de novembro

· resultado das provas do Enem: janeiro de 2027

Aproveitamento do Enem

O Exame Nacional do Ensino Médio, que avalia o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica, é considerado a principal forma de entrada na educação superior no Brasil, por meio de programas federais como o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), o Programa Universidade para Todos (Prouni) e o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

As instituições de ensino públicas e privadas usam os resultados das provas para selecionar os estudantes.

Os resultados individuais do exame também podem ser aproveitados em processos seletivos de instituições de ensino de Portugal que têm convênio com o Inep. Os acordos garantem acesso facilitado às notas dos estudantes brasileiros interessados em cursar a educação superior portuguesas.

Desde a edição de 2025, o Enem voltou a certificar a conclusão dessa etapa de ensino para os candidatos com 18 anos de idade completos e que também alcancem a pontuação mínima em cada área do conhecimento nas provas e na redação.

Na edição deste ano, os concluintes da educação básica na rede pública tiveram a inscrição pré-preenchida no sistema. Os participantes tiveram apenas que confirmar sua participação e complementar informações como: o município onde deseja realizar as provas, a língua estrangeira escolhida e a necessidade de recursos de acessibilidade, quando necessário.

Pela primeira vez, em 2026, o Enem também será adotado como instrumento para avaliar a qualidade do ensino médio brasileiro, o que amplia seu papel no acompanhamento das políticas educacionais.



 

Prefeitura de Sobral entrega quatro viaturas totalmente equipadas à Guarda Municipal e inicia turma 2026 do Guarda Mirim



 

Foto: Reprodução/ Prefeitura de Sobral

A Prefeitura de Sobral realizou, na manhã desta sexta-feira (26), a entrega de quatro novas viaturas totalmente equipadas para a Guarda Civil Municipal. Os veículos passam a integrar a frota da corporação e serão utilizados nas ações de patrulhamento e no atendimento às ocorrências do município.

A programação também marcou a aula inaugural da turma 2026 do Projeto Guarda Mirim, iniciativa desenvolvida pela Guarda Civil Municipal com adolescentes do município. O projeto oferece atividades voltadas à formação cidadã, disciplina e desenvolvimento pessoal, reunindo jovens selecionados para mais um ciclo de formação.

A cerimônia contou com a presença de autoridades municipais, agentes da Guarda Civil Municipal, familiares dos participantes e convidados, marcando o início das atividades da nova turma e a entrega dos novos veículos que passam a reforçar a estrutura da corporação.



Edital publicado: Município de Forquilha abre inscrições para concurso em diversas áreas

 


Matéria sobral.com

A Prefeitura Municipal de Forquilha, no Ceará, deu o pontapé inicial para a realização de seu novo Concurso Público, voltado para o provimento de cargos efetivos do quadro de pessoal permanente e formação de cadastro reserva. De acordo com os documentos oficiais do certame, que está sob a organização técnica da Fundação CETREDE (vinculada à UFC), as oportunidades abrangem diversas áreas de atuação e diferentes níveis de escolaridade.

O documento de atribuições oficiais confirma que a seleção pública contemplará funções administrativas, operacionais, de saúde, educação e engenharia. Entre os cargos listados no projeto técnico estão:

  • Nível Fundamental e Operacional: Auxiliar de Serviços Gerais, Merendeira, Motoristas (Categorias B e D), Motorista de Ambulância, Vigia, Coveiro, Jardineiro, Carpinteiro/Marceneiro e Soldador.
  • Nível Médio e Técnico: Agente Administrativo, Auxiliar Administrativo, Recepcionista, Secretário Escolar, Continuo, Cadista, Topógrafo, Auxiliar de Topografia, Guarda Municipal, Técnico em Enfermagem, Técnico de Laboratório, Técnico em Farmácia e Técnico em Segurança do Trabalho.
  • Ação Social e Cadastro: Entrevistador Social, Visitador Social e Orientador Social.
  • Nível Superior: Arquiteto, Engenheiro Civil, Engenheiro Eletricista, Engenheiro Agrônomo, Engenheiro de Segurança do Trabalho, Procurador, Psicólogo, Assistente Social, Pedagogo, Biomédico, Farmacêutico Bioquímico, Nutricionista, Fisioterapeuta, Fonoaudiólogo, Odontologista, Veterinário, Zootecnista, Diretor de Marketing, Fotógrafo e Médicos nas especialidades de Neuropediatria, Ortopedia e Psiquiatria.
  • Educação (Professores): Vagas para docência na Educação Infantil, Anos Iniciais, Atendimento Especializado, Bilíngue em Libras, além de disciplinas específicas como Ciências, Geografia, História, Língua Inglesa, Língua Portuguesa, Matemática e Música.

Segundo o cronograma publicado, as inscrições via internet abrem no dia 29 de junho e seguem até o dia 17 de agosto de 2026. Os organizadores alertam para a importância de os candidatos lerem atentamente o edital nos primeiros dias, já que, uma vez efetuada a inscrição para um cargo, não será permitida a alteração da escolha. As isenções da taxa de inscrição poderão ser solicitadas nos dias 6 e 7 de julho de 2026.

A aplicação das provas objetivas e discursivas está agendada para o dia 1º de novembro de 2026. Para fins de organização, os exames ocorrerão em turnos distintos: os candidatos aos cargos de Nível Superior farão a prova pela manhã (8h às 12h), enquanto os concorrentes de Nível Médio e Fundamental realizarão no período da tarde (14h às 18h).

O prefeito de Forquilha, Edinardo Filho, utilizou as redes sociais para comemorar o lançamento do certame e reforçar o compromisso com a transparência do processo: "Mais uma grande conquista para o nosso município! Vamos realizar o Concurso Público da Prefeitura de Forquilha, criando oportunidades para quem sonha em ingressar no serviço público por meio do mérito e da transparência."

O acompanhamento de retificações, comunicados e demais anexos de remuneração poderá ser feito diretamente na página oficial do concurso mantida pela Fundação CETREDE.

Acesse o edital completo clicando AQUI

Abandono escolar no Ensino Médio do CE chega ao menor índice dos últimos 10 anos

Foto: Thiago Gadelha.

Fonte: Diário do Nordeste

O Ceará alcançou uma marca histórica em 2025. De acordo com novos dados do Censo Escolar 2025, divulgados nesta sexta-feira (26), a taxa de abandono no Ensino Médio registrou o nível mais baixo na última década, sendo inclusive menor que as médias regional e nacional, embora tenha desacelerado nos últimos anos.

Segundo o Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), a taxa de abandono refere-se ao percentual de estudantes que deixaram de frequentar a escola durante o ano letivo e não retornaram até o encerramento do período escolar. Os dados são referentes às redes públicas e privadas, porém a maior parte está na rede pública.

Na prática, não se trata apenas de faltas pontuais, mas de uma interrupção real da trajetória escolar naquele ano. Por exemplo, se em uma turma de 100 alunos, 3 deixarem os estudos antes do fim do ano, a taxa de abandono é calculada em 3%.

Ao analisar a série histórica do Ceará, observa-se que o cenário atual é resultado de uma redução praticamente contínua ao longo dos anos. Veja na série histórica:

Os dados mostram que a redução foi mais acelerada na segunda metade da década passada e começou a ocorrer em ritmo mais lento à medida que o indicador atingiu patamares mais baixos.

Entre 2016 e 2019, a taxa caiu de 8,7% para 3,5%, uma redução de 5,2 pontos percentuais em apenas três anos. Já entre 2023 e 2025, a queda foi de 2,0% para 1,4%, equivalente a 0,6 ponto percentual.

Apesar dessa desaceleração, a trajetória permaneceu em queda e levou o indicador ao menor nível da série analisada, sugerindo que os ganhos mais expressivos ocorreram nos primeiros anos do período analisado e que novas reduções passaram a acontecer sobre uma base já bastante pequena.

Em comparação com outras esferas, o índice atual do Ceará (1,4%) é melhor do que a média do Brasil (2,2%) e do Nordeste (1,9%).

Ceará no ranking nacional

Apesar dos avanços significativos, o Ceará ocupa atualmente a 11ª posição entre os Estados com as menores taxas de abandono no Ensino Médio no país.

Conforme o Censo Escolar, o ranking das menores taxas de 2025 por Estado é:

Mato Grosso: 0,1%

Piauí: 0,4%

Espírito Santo: 0,5%

Pará: 0,6%

Pernambuco: 0,6%

Paraná: 0,6%

Mato Grosso do Sul: 0,8%

Goiás: 0,9%

Tocantins: 1,1%

Alagoas: 1,3%

Ceará: 1,4%

Programa Pé-de-Meia

Para o Ministério da Educação (MEC), essa melhora expressiva nos indicadores pode ser reflexo direto do impacto do programa Pé-de-Meia, implementado em 2024.

A iniciativa, que completou dois anos, oferece um incentivo financeiro para que os estudantes de baixa renda permaneçam na escola e concluam o Ensino Médio, combatendo diretamente a necessidade de evasão por questões econômicas.

Na última semana, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou que, nos últimos dez anos, o percentual de estudantes cearenses de 15 a 17 anos que tem alguma forma de ocupação além do estudo caiu pela metade.

Em 2016, cerca de 32 mil jovens nessa faixa etária trabalhavam, fosse de forma remunerada ou ajudando em algum negócio familiar. Já em 2025, o quantitativo chegou a 16 mil.

Estagnação em outras etapas

Além do Ensino Médio, os dados do Censo Escolar trouxeram a evolução das etapas anteriores da Educação Básica no Ceará.

Nos Anos Iniciais, que compreendem do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, a taxa de abandono escolar está estacionada em 0,1% há três anos (2023, 2024 e 2025).

Esse índice residual demonstra que quase todas as crianças nessa faixa etária permanecem na escola ao longo de todo o ano letivo, mantendo a regularidade no andamento dos estudos.

Já nos Anos Finais, etapa que abrange do 6º ao 9º ano, a taxa de abandono também se manteve estagnada em 0,3% pelo terceiro ano consecutivo (2023, 2024 e 2025).

Embora o índice seja ligeiramente superior ao dos Anos Iniciais, ainda está em patamar baixo, evidenciando que o grande desafio está na transição e permanência no Ensino Médio.

 

"Meu papel é no Congresso. Depois dos 60, tenho desejo, sim", diz Moses sobre eventual candidatura à Prefeitura de Sobral

 



O deputado federal Moses Rodrigues afirmou que tem o desejo de disputar a Prefeitura de Sobral no futuro, mas ressaltou que, neste momento, sua prioridade é continuar o trabalho que desempenha na Câmara dos Deputados.

Durante entrevista ao programa Tribuna e Plenário, apresentado por Oliveira Domingos, na Rádio Paraíso FM, Moses declarou que pretende seguir atuando no Congresso Nacional e que a possibilidade de concorrer ao Executivo municipal deve ser considerada apenas mais adiante.

"Meu papel é no Congresso. Depois dos 60, tenho desejo, sim", afirmou o parlamentar ao comentar sobre uma eventual candidatura à Prefeitura de Sobral.

Segundo Moses Rodrigues, o foco atual permanece no mandato de deputado federal, deixando a possibilidade de disputar o comando do município para uma fase futura de sua trajetória política.


Corte da entrevista ao programa Trinuna e Plenário, com Oliveira Domingos

quinta-feira, 25 de junho de 2026

Acidente entre VLT e carro de passeio é registrado no bairro Cohab III, em Sobral

 

Um acidente envolvendo um Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) e um carro de passeio foi registrado na tarde desta quinta-feira (25), em Sobral. A colisão ocorreu no cruzamento das ruas Adalgisa Sá e Avenida John Sanford, no bairro Cidade Pedro Mendes Carneiro (Cohab III).

De acordo com as informações preliminares, o veículo de passeio, um Chevrolet Onix, colidiu transversalmente com o VLT que realiza a linha entre os bairros Cohab III e Sinhá Sabóia.

O acidente aconteceu em um trecho entre a estação próxima ao Hospital Regional Norte (HRN) e a estação da Cohab III. Até o momento, não há informações sobre pessoas feridas.

As circunstâncias da colisão deverão ser apuradas pelas autoridades competentes.