domingo, 28 de junho de 2026

Incêndio atinge pátio de veículos em Maranguape e destrói 50 carros

 


O caso ocorreu na noite deste sábado (27), na região da Lagoa do Juvenal; não houve registro de feridos.


Um incêndio foi registrado, na noite deste sábado (27), em um pátio de veículos localizado em Maranguape, na Região Metropolitana de Fortaleza. De acordo com o Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE), 50 veículos foram atingidos pelo fogo. Ninguém ficou ferido. 


As equipes foram acionadas por volta das 20h22 para a ocorrência na Avenida Nossa Senhora do Carmo, na região da Lagoa do Juvenal. Ao chegarem ao local, os bombeiros encontraram diversos veículos em chamas e solicitaram apoio devido à dimensão do incêndio.


Para controlar o fogo, foram utilizados aproximadamente 14 mil litros de água. Após o trabalho de rescaldo, o incêndio foi completamente extinto e a área ficou sob os cuidados da equipe de vigilância do pátio. 


Apesar da dimensão das chamas e dos danos materiais, não houve registro de vítimas. Os responsáveis pelo depósito foram orientados pelo CBMCE a realizar o isolamento da área e a solicitar uma avaliação técnica da rede elétrica, além do acionamento da perícia para determinar as causas do incidente.


Via: G1CE

Sobral registra aumento nos casos de dengue; Jaibaras, Taperuaba e centro lideram confirmações

 


O município de Sobral contabiliza 376 casos confirmados de dengue em 2026, de acordo com o boletim da Secretaria da Saúde divulgado na última quinta-feira (26/06). Já na plataforma IntegraSUS, do Governo do Ceará, o número de confirmações até o momento é de 384 casos. O cenário aponta uma elevação expressiva em relação ao mesmo período do ano anterior, quando foram registrados 35 casos. Até então, um óbito suspeito já estava em investigação. Com a morte da agente comunitária de saúde Caitana Maria Cavalcante, ocorrida neste domingo (28/06), a Secretaria da Saúde de Sobral informou que o caso também será investigado como suspeita de morte por dengue.

Em âmbito estadual, o Ceará soma 4.673 casos confirmados da doença, também segundo dados do IntegraSUS.

Distribuição de casos por localidade em Sobral

De acordo com a Secretaria da Saúde do município, as localidades com os maiores índices de confirmação são:

  • Distrito de Jaibaras: 37 casos
  • Bairro Centro  (Proximidades da Estação) - (Sede): 31 casos
  • Distrito de Taperuaba: 25 casos
  • Bairro Padre Ibiapina (Sede): 9 casos

Focos de proliferação e ações de controle

O levantamento epidemiológico indica que os imóveis residenciais concentram os principais focos do mosquito Aedes aegypti, vetor da dengue, zika e chikungunya.

Como medida de controle, a Prefeitura de Sobral tem realizado ações que incluem campanhas de conscientização, visitas domiciliares de agentes de endemias, eliminação de criadouros e aplicação de inseticida (carro fumacê) nos setores com maior incidência. A Secretaria da Saúde reforça a orientação para que a população vistorie as suas casas e elimine recipientes que acumulem água, visando conter a proliferação do inseto.

Festa para uns, sofrimento para outros: barulho de fogos na Copa acende alerta para mães de autistas em Sobral

 

Foto: Internet Reprodução

Matéria sobral.com - Escrita por Edna Mara (Estudante de Jornalismo)

Mães atípicas compartilharam com o sobral.com as dificuldades que enfrentam com os filhos autistas neste período de Copa, causadas pelo excesso da queima de fogos de artifício barulhentos. A psicóloga Claudia Roberta também explica um pouco sobre o assunto.


Alexsandra e Enzo

Alexsandra, mãe de Enzo Gabriel, que tem TEA (Transtorno do Espectro Autista), fala sobre o que ocorre com o filho durante as datas de jogos: "Sou mãe de uma criança atípica de apenas 4 anos de idade e, em período de Copa, sofremos bastante com a queima de fogos, pois o meu filho sofre com a hipersensibilidade auditiva, e isso o deixa agitado, agressivo e com choros excessivos, fazendo com que ele entre em uma crise intensa. Fazemos o uso dos abafadores, mas nem sempre eles conseguem amenizar a proporção do barulho, causando todos esses desconfortos. Essa é uma das maiores lutas das mães atípicas em período de Copa!"


Diana Paia e Davison

Já a mãe do Davison Elias de 8 anos, Diana Paiva, conta que o filho geralmente não possui tanta sensibilidade aos sons, mas que, neste período, com o excesso de barulho, acaba ficando assustado e nervoso, gerando um comportamento autoagressivo. Durante seu relato, ela chega a dizer: "Aquela zoada barulhou a mente dele como criança autista."


Claudia Roberta - Psicóloga
A psicóloga infantil Claudia Roberta explica o que acontece no sistema nervoso da criança: "Isso causa ansiedade nas famílias, antecipação do sofrimento e quebra na rotina. Crianças com TEA recebem estímulos como sons, luzes e texturas de forma mais intensa. Às vezes, apenas o barulho de um liquidificador ligado já pode causar sofrimento em algumas crianças. Os barulhos de fogos, gritos de celebração e sons muito altos provenientes dos jogos podem ser interpretados como uma ameaça pelo sistema nervoso, ativando respostas de medo, estresse e instinto de sobrevivência.

Os comportamentos percebidos são choro intenso, desorganização emocional (emoções como raiva, medo, tristeza e euforia), gritos, tentativa de fugir e agressividade.   A criança pode se autoagredir na tentativa de se regular ou até agredir pessoas próximas. Isso não é birra, é um sofrimento real devido à sobrecarga sensorial recebida pelo sistema nervoso. O mais preocupante é que a crise pode não acabar com o fim do barulho, podendo se estender por mais tempo, pois a criança perde o senso de segurança que sente em seu próprio lar. O organismo pode levar horas para retornar ao estado de equilíbrio.

Na clínica, acompanho crianças atípicas e o que tenho percebido é um aumento na agressividade, alterações na rotina e no sono, além do sofrimento intenso das mães atípicas, que se sentem completamente impotentes por não conseguirem proteger os filhos dentro da própria casa.  O que tenho orientado para as famílias é o uso de abafadores, fechar todas as portas da casa, colocar uma música calma como som de fundo e realizar alguma atividade que possa manter a criança focada durante os jogos. Mas isso é apenas uma 'redução de danos', pois os barulhos intensos podem acabar causando sérias crises que a família não consegue evitar.

O ideal seria uma conscientização coletiva quanto ao uso dos fogos, pelo menos. A celebração é genuína. Todos nós queremos comemorar um gol, vibrar e dar aquele grito de vitória, mas, se você mora próximo de uma família atípica, o respeito deve vir em primeiro lugar."

A cidade de Sobral possui uma lei aprovada pela Câmara Municipal em abril de 2018 que proíbe a queima, soltura e o manuseio de fogos de artifício, artefatos pirotécnicos, rojões e foguetes que causem poluição sonora, como estouros e estampidos (Lei nº 1.736). Entretanto, apesar da legislação, muitas pessoas ainda realizam essa prática de forma ilegal, prejudicando não apenas pessoas com TEA, mas também animais e idosos.

Jogo do Brasil altera horário de funcionamento de órgãos públicos e bancos em Sobral nesta segunda (29)

 

Foto: Wellington Bessa

Matéria sobral.com

Por conta da partida da Seleção Brasileira pela Copa do Mundo, o ritmo de funcionamento em Sobral será alterado nesta segunda-feira (29). O governo estadual, a prefeitura, o legislativo e as agências bancárias terão horários excepcionais.

Confira como fica o funcionamento:

  • Prefeitura de Sobral: O expediente de todos os órgãos municipais (diretos e indiretos), inclusive o atendimento ao público, será das 8h às 13h.
  • Governo do Estado: Os órgãos estaduais encerram as atividades mais cedo, ao meio-dia (12h).
  • Câmara Municipal: A sessão ordinária foi antecipada das 17h para as 10h da manhã.
  • Bancos: O atendimento nas agências bancárias será reduzido, funcionando apenas das 9h às 12h.
  • Comércio: Cabe aos próprios lojistas definir os horários de funcionamento de seus estabelecimentos.

Atenção: Os serviços essenciais funcionarão normalmente em regime de plantão em todas as esferas, garantindo o atendimento à população.

Rodoviários aceitam proposta e encerram greve no Ceará

 


Categoria começou a mobilização após o fim das negociações da Campanha Salarial 2026 sem acordo entre a categoria e os empresários do setor.



Rodoviários aceitam proposta e encerram greve no Ceará

Categoria começou a mobilização após o fim das negociações da Campanha Salarial 2026 sem acordo entre a categoria e os empresários do setor.



O sindicato detalhou que as propostas aprovadas foram: 


  • Reajuste de 5,11% nas cláusulas econômicas da Convenção Coletiva de Trabalho;
  • Reajuste de 7% no vale-alimentação;
  • Reajuste de 8% na cesta básica;
  • Manutenção de todas as demais cláusulas e benefícios previstos na Convenção Coletiva de Trabalho, preservando os direitos históricos da categoria;
  • Aprimoramento das regras relativas à alimentação dos trabalhadores em viagem, garantindo que o empregado que estiver fora de seu domicílio, em serviço e hospedado em alojamento disponibilizado pela empresa, tenha assegurado o fornecimento da alimentação correspondente ao período em que permanecer à disposição do empregador, conforme o horário da jornada (café da manhã, almoço e/ou jantar), nos termos da cláusula aprovada.



Paralisação


O Terminal Rodoviário Engenheiro João Thomé, principal rodoviária de Fortaleza, amanheceu com menos ônibus nesta quarta-feira (24). Trabalhadores do transporte rodoviário intermunicipal e interestadual fazem uma paralisação para cobrar melhorias salariais. A manifestação afetou viagens e causou transtornos a passageiros, que foram pegos de surpresa. 

De acordo com a Guanabara, a paralisação foi encerrada ainda na manhã desta quarta, e as operações foram retomadas ao longo do dia. 

Segundo o (Sinteti), o movimento começou após o fim das negociações da Campanha Salarial 2026 sem acordo entre a categoria e os empresários do setor.



A mobilização teve concentração nas primeiras horas da manhã em frente à Empresa Guanabara. De acordo com o sindicato, a paralisação pode afetar parte da operação do transporte rodoviário intermunicipal e interestadual emFortaleza e em outras regiões do Ceará, como o Cariri e o norte do estado.

O protesto foi aprovado pelos trabalhadores depois que a categoria rejeitou a proposta apresentada pelas empresas durante as negociações. 

"Nos últimos meses, trabalhadores e representantes das empresas participaram de diversas mesas de negociação, reuniões técnicas e tratativas complementares na tentativa de construir uma solução consensual para a campanha salarial. Durante as discussões, o setor patronal apresentou inicialmente uma proposta de reajuste salarial de apenas 0,19%, posteriormente elevada para 0,89%. O percentual, no entanto, foi considerado insuficiente pelos trabalhadores diante das perdas acumuladas e das reivindicações da categoria. Após a última proposta, as empresas encerraram as negociações sem avanços", diz o sindicato.



Ainda em nota, o sindicato afirmou que os trabalhadores seguem abertos ao diálogo e à mediação. A categoria defende a retomada das negociações para tentar chegar a uma proposta que atenda às reivindicações. 

Segundo apuração da TV Verdes Mares no local, cerca de 10 viagens foram impactadas pela paralisação. A empresa oferece reembolso ou remarcação da viagem. 

Em nota, a Expresso Guanabara informou que acompanha as negociações e disse que apresentou uma proposta de reajuste com base na reposição da inflação do período. 


"A empresa lamenta a paralisação realizada nesta quarta-feira, em Fortaleza, que impacta a operação e causa transtornos aos passageiros. A Expresso Guanabara reafirma o apelo para que as negociações avancem pelo diálogo e pelo bom senso, enquanto mantém suas equipes mobilizadas para minimizar os impactos e reorganizar a operação da forma mais ágil possível."



Veja na íntegra a nota da Socicam


"A Socicam, concessionária do Terminal Rodoviário de Fortaleza, informa que, em razão da paralisação de parte das operações das empresas de transporte rodoviário nesta quarta-feira (24), passageiros podem enfrentar alterações nos horários previstos para embarque.

A concessionária acompanha a situação junto às empresas operadoras e reforça que o terminal permanece em funcionamento, com equipes orientadas a prestar atendimento, suporte e orientações atualizadas aos passageiros.




Para consultar possíveis atualização de horários, remarcações e demais detalhes sobre as viagens, a Socicam recomenda que os passageiros entrem em contato diretamente com os canais oficiais das operadoras de transporte."


Passageiros Relatam Prejuízo 


Dezenas de passageiros aguardavam embarque quando foram avisados sobre a paralisação. Muitos disseram que foram surpreendidos e só souberam da situação ao chegar à rodoviária. 

"A gente gastou dinheiro para vim para cá. Tenho que ir trabalhar hoje. Estava indo para Camocim, são oito horas de viagem. Era para sair 7h em ponto. Eles só chegaram e falaram que os ônibus estão de greve. E tem gente que vai para mais longe. Como que a gente fica?!", disse uma passageira.


Outra viajante contou que chegou por volta de 5h45 e embarcaria às 6h para Tianguá, no interior do Ceará. 


"Olhei para a plataforma e achei estranho não ter ônibus aqui. Eu tenho uma questão a mais. A minha mãe está doente. É uma emergência. Preciso ficar com ela."


Uma terceira passageira, que tinha passagem comprada para Belém, no Pará, também foi surpreendida pela paralisação. 

"Fiquei sabendo há pouco tempo. Agora é esperar, não tem muito o que fazer. Se demorar muito, vou para casa", relatou.


G1CE

sábado, 27 de junho de 2026

Vitinho Ceará relembra desafios do início da trajetória e conta como surgiu a primeira publicidade


Matéria sobral.com - Escrita por Edna Mara / Estudante de Jornalismo

O influenciador sobralense Vitinho Ceará compartilhou, em suas redes sociais, um relato sobre as dificuldades que enfrentou antes de conquistar reconhecimento na internet. Durante o vídeo, ele também relembrou a primeira publicidade realizada no início da carreira.

Com mais de um milhão de seguidores no Instagram e no TikTok, Vitinho utilizou os stories para falar sobre os desafios vividos ao lado da companheira antes da fama. Segundo o influenciador, o casal passou por momentos de dificuldade financeira, e algumas dessas situações só foram conhecidas por sua mãe recentemente.

Durante o relato, Vitinho recordou a primeira publicidade que fez para uma lanchonete. Ele agradeceu ao estabelecimento por ter acreditado em seu trabalho naquele momento e afirmou que o valor recebido foi essencial para garantir a alimentação dele e da companheira.




"É uma lembrança tão vívida na minha memória que eu lembro como se fosse eu olhando a Kailane me gravando, ainda na nossa primeira casinha", disse o influenciador.

Atualmente, Vitinho integra a equipe da CazéTV na cobertura da Copa do Mundo de 2026 e também realizou uma publicidade para o Spotify. A atuação em um dos principais canais de transmissões esportivas da internet e a parceria com uma plataforma de streaming de música refletem a evolução de sua trajetória profissional.

Vitinho Ceará produz vídeos com entrevistas em tom de humor, que frequentemente viralizam e rendem memes nas redes sociais em todo o país. 



Discurso de Elmano em entrega de rodovia destaca origens no interior e valoriza suas raízes familiares

 

Durante a entrega da pavimentação da rodovia CE-216 (Toba Osterno), no município de Marco, neste sábado (27), o governador Elmano de Freitas dedicou parte de seu discurso para relembrar suas origens no interior do Ceará, em uma fala marcada por referências à família, à vida no campo e à responsabilidade de exercer o cargo público.

Ao mencionar que é filho de professora e filho e neto de agricultores, Elmano associou sua trajetória pessoal à realidade vivida por milhares de famílias do interior cearense. O governador destacou que essa vivência influencia sua compreensão sobre a importância de investimentos em infraestrutura, especialmente em estradas que facilitam o deslocamento da população e o escoamento da produção agrícola.

Em outro momento do pronunciamento, o governador fez uma referência à fé ao pedir que Deus lhe conceda humildade, sabedoria e justiça para conduzir sua gestão. A declaração reforçou um tom pessoal no discurso, aproximando a entrega da obra de uma reflexão sobre sua própria trajetória.

A fala de Elmano também evidencia uma estratégia recorrente entre lideranças políticas de destacar suas origens como forma de demonstrar identificação com a população do interior. Ao recordar a experiência de quem cresceu em uma família ligada à agricultura e à educação, o governador buscou contextualizar sua atuação à frente do Estado e relacionar investimentos em infraestrutura às necessidades vividas por comunidades rurais.

A entrega da rodovia em Marco acabou servindo, assim, não apenas como um momento para anunciar uma obra pública, mas também como um espaço para que o chefe do Executivo estadual reforçasse aspectos de sua história pessoal e de sua identidade política, vinculadas às raízes do interior cearense.


Governo do Ceará entrega pavimentação da CE-216, em Marco, com investimento de R$ 23 milhões

 

O Governo do Ceará inaugurou, neste sábado (27), a pavimentação de um trecho da CE-216, no município de Marco. A obra foi executada pela Superintendência de Obras Públicas (SOP) e recebeu investimento de R$ 23 milhões.

O novo trecho liga a sede do município à localidade de Matriz e às rodovias CE-179 e BR-402, ampliando a conexão entre comunidades da região.

Durante a solenidade de entrega, o governador Elmano de Freitas afirmou que a rodovia deve contribuir para a mobilidade, o escoamento da produção, o acesso aos serviços públicos e a integração entre os municípios da região. O governador também destacou outros investimentos estaduais em andamento em Marco, como a construção de uma escola, um Centro de Educação Infantil (CEI), a implantação do Raio e ações na área de abastecimento de água.

Segundo o Governo do Estado, a pavimentação da CE-216 deve proporcionar melhores condições de tráfego, facilitar o acesso à zona rural dos municípios de Marco e Bela Cruz, além de favorecer o deslocamento em direção ao litoral norte cearense.


Prefeitura de Sobral altera horário de expediente na segunda-feira (29) por causa de jogo da Seleção Brasileira

 


A Prefeitura de Sobral informou que o expediente dos órgãos e entidades da Administração Pública Municipal direta e indireta será realizado, excepcionalmente, das 8h às 13h na próxima segunda-feira (29). A mudança também se aplica ao atendimento ao público externo.

De acordo com a gestão municipal, a alteração no horário foi definida por meio do Decreto nº 3.887 e ocorre em razão da partida da Seleção Brasileira.

A Prefeitura destacou ainda que os serviços considerados essenciais funcionarão normalmente, com equipes em regime de plantão para garantir a continuidade do atendimento à população.


Câmara de Sobral antecipa sessão para a manhã de segunda-feira

 

Foto: Wellington Bessa

Matéria sobral.com


A Câmara Municipal de Sobral realizará a sessão ordinária da próxima segunda-feira (29) em horário excepcional. Em razão da partida da Seleção Brasileira pela Copa do Mundo, o início dos trabalhos legislativos foi antecipado das 17h para as 10h.

A alteração no horário foi definida em razão do confronto entre Brasil e Japão, válido pela fase de 16 avos de final da competição. A partida está marcada para as 14h (horário de Brasília) e é eliminatória, ou seja, a equipe derrotada será eliminada do torneio.

Com a mudança, a sessão ocorrerá normalmente no período da manhã, mantendo a pauta prevista para o dia.

Justiça determina suspensão de contratações temporárias na saúde de Sobral após ação do MP

 


A Justiça determinou a suspensão das nomeações de profissionais da saúde realizadas por meio de processos seletivos simplificados da Prefeitura de Sobral. A decisão, proferida na última segunda-feira (22), atende a um pedido apresentado pelo Ministério Público do Ceará (MPCE).

De acordo com o MP, as contratações temporárias, realizadas com base nos Editais nº 01/2025 ao nº 09/2025 da Secretaria Municipal da Saúde, não demonstrariam situação excepcional que justificasse a dispensa da realização de concurso público, conforme previsto na legislação.

Na Ação Civil Pública, a 2ª Promotoria de Justiça de Sobral também solicitou que o Município seja impedido de realizar novas contratações temporárias, nomeações para cargos comissionados e renovações de contratos temporários na área da saúde que estejam em desacordo com a legislação.

Além disso, o Ministério Público requereu que o Município promova concurso público para o preenchimento das funções atualmente ocupadas por servidores temporários, cedidos ou comissionados, quando houver irregularidade apontada na ação.

Até o momento, a Prefeitura de Sobral não havia se manifestado publicamente sobre a decisão judicial.


Casal do Ceará morre após caminhonete despencar de viaduto e cair no mar no Rio de Janeiro

 


Um casal natural do Ceará morreu após a caminhonete deles despencar do Viaduto da Joatinga e cair no mar na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, na noite da última quarta-feira (24). O veículo ficou submerso.

As vítimas são Jailton Rodrigues da Silva, conhecido como "Jota", natural de Tamboril; e Maria Cecília Ribeiro Sampaio, de 30 anos, natural de Boa Viagem. As duas cidades ficam no interior do Ceará.

Conforme um socorrista que participou do resgate, quando os agentes chegaram ao local, as vítimas ainda estavam presas no interior do veículo.

Segundo a Polícia Civil do Rio de Janeiro, as circunstâncias do acidente que matou o casal são investigadas pelo 16º DP, na Barra da Tijuca.

"Agentes realizam diligências para apurar as circunstâncias dos fatos", disse a Polícia Civil do Rio de Janeiro.

A caminhonete envolvida no acidente foi retirada da água nesta quinta-feira, com a ajuda de um guincho, que içou o veículo até a pista.

Antes de Maria Cecília falecer, a irmã dela, a professora Débora Ribeiro, fez uma postagem na rede social pedindo que as pessoas orassem pela jovem.

Depois da confirmação da morte, a docente compartilhou homenagens feitas por familiares e amigos sobre o falecimento de Maria Cecília, que deixa um filho de 3 anos.

A Escola Adília Maria, em que Débora trabalha, divulgou uma nota de pesar pela morte da irmã da docente.

"É com grande pesar que recebemos a notícia do falecimento da Maria Cecília Ribeiro Sampaio, irmã da nossa professora Débora. Expressamos nossas mais sinceras condolências à família e amigos, desejando que encontrem conforto para superar essa grande perda", diz.

A família de Cecília é do distrito de Guia, a cerca de 39 quilômetros de distância da sede de Boa Viagem. A Paróquia de Nossa Senhora da Guia também se manifestou pela morte da conterrânea.

"Que Cristo Ressuscitado, nossa esperança, acolha Maria Cecília em sua infinita misericórdia e conceda à família e amigos força da fé e da oração", publicou a paróquia do distrito de Guia.

Sobral participa da PEC Brasil 2026 com exposição de produtos da agricultura familiar


 

A Prefeitura de Sobral, por meio das secretarias da Pecuária e do Turismo, participa da PEC Brasil 2026, feira do agronegócio realizada entre os dias 25 e 27 de junho, no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza.

Durante o evento, o município integra a Feira dos Municípios, onde expõe e comercializa produtos da agricultura familiar e do empreendedorismo rural. Entre os itens apresentados estão mel, hidromel, doces, geleias, artesanato em palha e outros produtos produzidos por agricultores e artesãos locais.

Segundo a administração municipal, a participação tem como objetivo divulgar a produção rural de Sobral, ampliar a visibilidade dos produtos locais e estimular oportunidades de negócios para os produtores.

Além da exposição dos municípios, a programação da PEC Brasil 2026 inclui palestras, seminários, capacitações técnicas, rodadas de negócios e apresentações de tecnologias voltadas ao agronegócio e ao desenvolvimento sustentável do setor.