domingo, 17 de março de 2024

Há quatro anos, Sobral anunciava primeiro caso confirmado da COVID-19

 

Em 17 de março de 2020, Sobral, uma cidade no estado do Ceará, Brasil, anunciou seu primeiro caso confirmado de COVID-19. Esse marco histórico marcou o início da pandemia na região e desenvolveu uma série de medidas para conter a propagação do vírus, incluindo bloqueios, distanciamento social e protocolos de saúde pública.

 

Naquele momento, a Prefeitura de Sobral declarou emergência em saúde pública em decorrência da infecção pela covid-19, e passou a considerar como casos suspeitos pessoas que apresentavam febre e mais um sintoma gripal, vindas de cidades e até de estados vizinhos.

Em janeiro de 2020, o novo coronavírus já circulava no Ceará sem ser detectado pelas autoridades de saúde do Estado. A secretária executiva de Vigilância e Regulação da Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), Magda Almeida, garante que a pasta hoje tem ciência que o tempo de circulação do vírus antecede em mais de dois meses a data em que o Estado conseguiu confirmar os primeiros casos da doença, 15 de março.

Dados da Pasta apontam que, se levada em conta a data de início dos sintomas, o Ceará teve caso de Covid-19 no dia 1º de janeiro. Mas, se considerado o resultado dos exames, a data de registro de caso é dia 20 de janeiro. Antes da sistematização desses dados, o dia 15 de março era registrado como o início oficial de detecção de circulação do coronavírus no Estado. Em janeiro, a Sesa aponta que havia casos em Fortaleza, Caucaia, Eusébio, Itaitinga, Horizonte e Sobral. Em fevereiro, além destas cidades, há dados sobre ocorrências também em Itapipoca, Maracanaú, Pacajus, Quixadá e Sobral.


No dia 20 de março de 2020, a prefeitura de Sobral determinava a suspensão de entrada de carro de horário no município de Sobral, a medida visava evitar aglomeração de pessoas e a proliferação do novo Coronavírus.

Dia 23 de março de 2020, o terminal rodoviário de Sobral foi fechado para o embarque e desembarque de passageiros, e os estabelecimentos comerciais também, apenas as agencias bancarias, supermercados, farmácias, posto de combustíveis e serviços essenciais funcionava.


No dia 19 de abril de 2020, o município registrava as primeiras mortes por covid-19, uma senhora de 61 anos e outra de 50 anos.

 


Vacinas

As primeiras doses da vacina, chegou em Sobral quase um ano após o inicio da pandemia, era dia 18 de janeiro de 2022, quando a agende de Saúde, Ana Maria, 64 anos e a técnica de enfermagem, Francisca Elenilda Rodrigues, 52 tomavam a primeira dose de esperança, as doses foram aplicadas no hospital de campanha, Dr. Francisco Alves.

Naquele momento, Sobral recebia 2.251 doses do imunizante, que seriam aplicados no primeiro momento, profissionais da saúde da linha de frente de combate à Covid (UTI’s, emergências e enfermarias) e idosos que residem em asilos.

Desde início da pandemia, no dia 17 de março de 2020, Sobral registrou mais de 42 mil casos do novo coronavírus, foram realizados mais de 134 mil testes e mais de 780 pessoas morreram por conta da covid-19, boletim divulgado em setembro de 2023, pela Secretaria da Saúde de Sobral.

SobralPontoCom

 


0 comentários:

Postar um comentário