Apesar do status de Sobral como a quinta maior
cidade do Ceará e um dos centros mais desenvolvidos do interior do Nordeste, o
Aeroporto Luciano de Arruda Coelho enfrenta grandes desafios para se consolidar
como um terminal aéreo relevante na região. Segundo dados divulgados por Igor
Pires, correspondente do Diário do Nordeste, o aeroporto ocupou a última
posição em movimentação de passageiros no Nordeste em 2024.
Localização desfavorável afeta operação:
Uma das principais críticas ao aeroporto é sua localização. Situado a 27 km do centro de Sobral, o terminal exige dos passageiros um planejamento logístico considerável. Para quem parte da cidade, é necessário sair de casa com pelo menos duas horas de antecedência para compensar o tempo de deslocamento e os procedimentos pré-embarque. Esse intervalo é quase equivalente ao tempo de uma viagem de ônibus entre Sobral e Fortaleza.
Para quem desembarca, o problema é a falta de opções
de transporte no local. A área isolada do aeroporto dificulta o acesso a
serviços de transporte por aplicativo e transporte público, criando um entrave
adicional para passageiros que desejam chegar ao centro da cidade.
Infraestrutura de qualidade, mas sem incentivo:
Apesar de contar com uma infraestrutura moderna e adequada para operações comerciais, o aeroporto permanece subutilizado. Especialistas apontam que a falta de incentivo para companhias aéreas é um dos principais fatores. A ausência de voos regulares e rotas atrativas limita o interesse do público e torna o terminal quase vazio.
Uma solução sugerida seria uma ação conjunta entre o Governo do Ceará, a Prefeitura de Sobral e a Infraero para oferecer incentivos às companhias aéreas. Medidas como redução de taxas de pouso e permanência, subsídios para voos estratégicos e garantias de passagens poderiam estimular as operações no aeroporto.
Um potencial inexplorado:
Sobral tem potencial para se tornar um importante hub aéreo no interior do Ceará, atendendo tanto à população local quanto a municípios vizinhos. Porém, sem ações estruturais e políticas de incentivo, o Aeroporto Luciano de Arruda Coelho continuará subaproveitado, impedindo que a cidade alcance seu verdadeiro potencial logístico e econômico.
Resta agora acompanhar como as autoridades irão tratar essa questão nos próximos meses e se Sobral finalmente terá um aeroporto à altura de sua importância regional.
Com informações de Igor Pires.
Matéria sobralpontocom





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