sexta-feira, 13 de fevereiro de 2026

Prefeitura afirma que câmeras em Sobral têm foco na segurança, não em multas de trânsito

 




Matéria sobral.com

De acordo com informações divulgadas pelo site Diário do Nordeste, desde 2022 a aplicação de multas de trânsito por meio de sistemas de videomonitoramento está regulamentada em todo o Brasil. Apesar da legalidade, a adoção dessa medida é facultativa, cabendo aos órgãos municipais decidir se utilizam ou não a tecnologia para autuar condutores.

Nos últimos dias, repercutiu na imprensa a possibilidade de que câmeras instaladas em cidades cearenses passassem a ser utilizadas para aplicação de multas. Diante do assunto, a equipe do Sobral.com entrou em contato com a Prefeitura de Sobral para esclarecer como funciona o sistema no município.

Em nota, a Secretaria do Trânsito informou que Sobral não realiza autuações de infrações de trânsito por meio de videomonitoramento. Segundo o órgão, as câmeras instaladas em pontos estratégicos da cidade têm como finalidade exclusiva o monitoramento urbano e o apoio à segurança pública.

Ainda conforme a nota, o Sistema Municipal de Videomonitoramento (SVM) integra a estrutura da Secretaria da Segurança Cidadã e é coordenado pela Guarda Civil Municipal. O serviço conta com aproximadamente 16 guardas municipais, que atuam em regime de plantão acompanhando as imagens em tempo real.

Segue a nota:

A Secretaria do Trânsito de Sobral informa que o município não realiza autuações de infrações de trânsito por meio de sistema de videomonitoramento.

As câmeras instaladas em alguns pontos da cidade têm como finalidade exclusiva o monitoramento urbano e o apoio à segurança pública, não sendo utilizadas para autuação de infrações de trânsito.

O Sistema Municipal de Videomonitoramento (SVM) integra a estrutura da Secretaria da Segurança Cidadã e é coordenado pela Guarda Civil Municipal, sendo monitorado por aproximadamente 16 guardas municipais, distribuídos em regime de plantão.

0 comentários:

Postar um comentário