domingo, 28 de junho de 2026

Rodoviários aceitam proposta e encerram greve no Ceará

 


Categoria começou a mobilização após o fim das negociações da Campanha Salarial 2026 sem acordo entre a categoria e os empresários do setor.



Rodoviários aceitam proposta e encerram greve no Ceará

Categoria começou a mobilização após o fim das negociações da Campanha Salarial 2026 sem acordo entre a categoria e os empresários do setor.



O sindicato detalhou que as propostas aprovadas foram: 


  • Reajuste de 5,11% nas cláusulas econômicas da Convenção Coletiva de Trabalho;
  • Reajuste de 7% no vale-alimentação;
  • Reajuste de 8% na cesta básica;
  • Manutenção de todas as demais cláusulas e benefícios previstos na Convenção Coletiva de Trabalho, preservando os direitos históricos da categoria;
  • Aprimoramento das regras relativas à alimentação dos trabalhadores em viagem, garantindo que o empregado que estiver fora de seu domicílio, em serviço e hospedado em alojamento disponibilizado pela empresa, tenha assegurado o fornecimento da alimentação correspondente ao período em que permanecer à disposição do empregador, conforme o horário da jornada (café da manhã, almoço e/ou jantar), nos termos da cláusula aprovada.



Paralisação


O Terminal Rodoviário Engenheiro João Thomé, principal rodoviária de Fortaleza, amanheceu com menos ônibus nesta quarta-feira (24). Trabalhadores do transporte rodoviário intermunicipal e interestadual fazem uma paralisação para cobrar melhorias salariais. A manifestação afetou viagens e causou transtornos a passageiros, que foram pegos de surpresa. 

De acordo com a Guanabara, a paralisação foi encerrada ainda na manhã desta quarta, e as operações foram retomadas ao longo do dia. 

Segundo o (Sinteti), o movimento começou após o fim das negociações da Campanha Salarial 2026 sem acordo entre a categoria e os empresários do setor.



A mobilização teve concentração nas primeiras horas da manhã em frente à Empresa Guanabara. De acordo com o sindicato, a paralisação pode afetar parte da operação do transporte rodoviário intermunicipal e interestadual emFortaleza e em outras regiões do Ceará, como o Cariri e o norte do estado.

O protesto foi aprovado pelos trabalhadores depois que a categoria rejeitou a proposta apresentada pelas empresas durante as negociações. 

"Nos últimos meses, trabalhadores e representantes das empresas participaram de diversas mesas de negociação, reuniões técnicas e tratativas complementares na tentativa de construir uma solução consensual para a campanha salarial. Durante as discussões, o setor patronal apresentou inicialmente uma proposta de reajuste salarial de apenas 0,19%, posteriormente elevada para 0,89%. O percentual, no entanto, foi considerado insuficiente pelos trabalhadores diante das perdas acumuladas e das reivindicações da categoria. Após a última proposta, as empresas encerraram as negociações sem avanços", diz o sindicato.



Ainda em nota, o sindicato afirmou que os trabalhadores seguem abertos ao diálogo e à mediação. A categoria defende a retomada das negociações para tentar chegar a uma proposta que atenda às reivindicações. 

Segundo apuração da TV Verdes Mares no local, cerca de 10 viagens foram impactadas pela paralisação. A empresa oferece reembolso ou remarcação da viagem. 

Em nota, a Expresso Guanabara informou que acompanha as negociações e disse que apresentou uma proposta de reajuste com base na reposição da inflação do período. 


"A empresa lamenta a paralisação realizada nesta quarta-feira, em Fortaleza, que impacta a operação e causa transtornos aos passageiros. A Expresso Guanabara reafirma o apelo para que as negociações avancem pelo diálogo e pelo bom senso, enquanto mantém suas equipes mobilizadas para minimizar os impactos e reorganizar a operação da forma mais ágil possível."



Veja na íntegra a nota da Socicam


"A Socicam, concessionária do Terminal Rodoviário de Fortaleza, informa que, em razão da paralisação de parte das operações das empresas de transporte rodoviário nesta quarta-feira (24), passageiros podem enfrentar alterações nos horários previstos para embarque.

A concessionária acompanha a situação junto às empresas operadoras e reforça que o terminal permanece em funcionamento, com equipes orientadas a prestar atendimento, suporte e orientações atualizadas aos passageiros.




Para consultar possíveis atualização de horários, remarcações e demais detalhes sobre as viagens, a Socicam recomenda que os passageiros entrem em contato diretamente com os canais oficiais das operadoras de transporte."


Passageiros Relatam Prejuízo 


Dezenas de passageiros aguardavam embarque quando foram avisados sobre a paralisação. Muitos disseram que foram surpreendidos e só souberam da situação ao chegar à rodoviária. 

"A gente gastou dinheiro para vim para cá. Tenho que ir trabalhar hoje. Estava indo para Camocim, são oito horas de viagem. Era para sair 7h em ponto. Eles só chegaram e falaram que os ônibus estão de greve. E tem gente que vai para mais longe. Como que a gente fica?!", disse uma passageira.


Outra viajante contou que chegou por volta de 5h45 e embarcaria às 6h para Tianguá, no interior do Ceará. 


"Olhei para a plataforma e achei estranho não ter ônibus aqui. Eu tenho uma questão a mais. A minha mãe está doente. É uma emergência. Preciso ficar com ela."


Uma terceira passageira, que tinha passagem comprada para Belém, no Pará, também foi surpreendida pela paralisação. 

"Fiquei sabendo há pouco tempo. Agora é esperar, não tem muito o que fazer. Se demorar muito, vou para casa", relatou.


G1CE

0 comentários:

Postar um comentário