segunda-feira, 3 de fevereiro de 2025

Dor nas costas, pressão alta e estresse: conheça os riscos do sedentarismos para saúde

 


 

 🙋🏻 QUEM AÍ TRABALHA SENTADO?

Ficar parado pode gerar riscos para a saúde. Para quem passa horas trabalhando sentado, por exemplo, as dores nos joelhos, costas e até problemas de circulação podem ser comuns. O chamado “trabalho sedentário” causa transtornos mentais, metabólicos e físicos, como problemas na coluna e pescoço. A falta de movimento ocasiona tensão, potencializa o estresse psicossocial e favorece ou intensifica a dor.

💬 “Quem trabalha horas sentado está, naturalmente, sobrecarregando toda a musculatura da região lombar. Então é mais frequente a incidência de lombalgia, que é a famosa dor nas costas. Além disso, você fica numa postura onde há uma sobrecarga da região da frente do joelho da patela. Seriam as duas principais causas”, explica o médico ortopedista, Eduardo Vasconcelos, em entrevista à Rádio Jangadeiro BandNews FM 101.7.

O sedentarismo também podem ocasionar o aumento do colesterol ruim, o LDL, e redução do colesterol bom, o HDL; alterações na pressão arterial, podendo gerar pressão alta, e até problemas de equilíbrio metabólico, que é quando o organismo não consegue aproveitar a glicose em circulação. Além disso, aumenta o risco de obesidade, diabetes e doenças cardiovasculares.

O médico ortopedista ensina métodos para diminuir as dores e melhorar a qualidade de vida para quem precisa trabalhar durante horas sentado.

💬 “[Precisa] fazer um fortalecimento muscular, com musculação na academia ou natação. Você vai fortalecer toda a musculatura do corpo, estabilizando a coluna. Outra dica importante é fazer pequenas pausas a cada 1 hora para se movimentar e beber água. É importante se hidratar”.

Marca aquela pessoa que sair do sedentarismo com você em 2025!

Matéria exclusiva do Jornal Jangadeiro 

0 comentários:

Postar um comentário