O Tribunal de Justiça Desportiva do Futebol do Estado do Ceará (TJDF-CE) determinou nesta quarta-feira (31) a suspensão preventiva das torcidas organizadas Força Jovem do Guarany e Fúria Real, vinculadas, respectivamente, ao Guarany Sporting Club e ao Vila Real Futebol Clube. A medida ocorre após incidentes registrados no clássico sobralense, disputado no último sábado (26), no Estádio do Junco, válido pela 5ª rodada do Campeonato Cearense Série C 2025.
A decisão acolhe pedido feito pela Procuradoria de Justiça Desportiva, que apontou uma invasão de campo e tentativa de confronto físico entre torcedores das duas agremiações. De acordo com relatório da Polícia Militar, a intervenção da força policial — com uso de meios menos letais — foi essencial para evitar uma escalada de violência.
Segundo o despacho do presidente do TJDF-CE, Dr.
Luciano Bezerra Furtado, as torcidas estão proibidas de comparecer às duas
próximas partidas de suas respectivas equipes, seja como mandantes ou
visitantes. A punição vale para jogos organizados pela Federação Cearense de
Futebol (FCF), tanto em competições profissionais quanto amadoras.
Além da suspensão da presença física, está vedado o uso de qualquer material que identifique as torcidas organizadas punidas — como faixas, bandeiras, bonés, camisas, calças ou qualquer outro item de identificação — nas dependências dos estádios.
As equipes do Guarany e do Vila Real também deverão colaborar com o cumprimento da decisão, impedindo o acesso de membros identificados das torcidas punidas e divulgando amplamente a proibição. A recomendação é que, em jogos com mando de campo das equipes, seja afixada uma faixa com mensagens de paz no setor normalmente reservado às organizadas.
Abertura de Inquérito:
Junto à punição imediata, o TJDF determinou a abertura de inquérito desportivo para apuração completa dos fatos, nos termos dos artigos 81 a 83 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD). A medida visa apurar eventuais infrações e responsabilidades de dirigentes, torcedores e das próprias agremiações.
A Procuradoria destacou ainda que este não é um caso isolado. A torcida Fúria Real já havia se envolvido em confusão na primeira rodada da Série C, em Crateús. O TJDF argumenta que a suspensão tem caráter preventivo, com o objetivo de preservar a integridade física dos torcedores, atletas e demais envolvidos nos jogos.
A decisão foi motivada também pela repercussão do
caso, que foi amplamente divulgada nas redes sociais e na mídia esportiva. O
jogo foi transmitido ao vivo pelo canal oficial da FCF no YouTube, onde as
imagens da invasão podem ser conferidas.
0 comentários:
Postar um comentário