segunda-feira, 22 de junho de 2026

MP do Ceará recomenda que Prefeitura de Frecheirinha adote ponto biométrico para servidores

 


O Ministério Público do Ceará (MPCE), por meio da Promotoria de Justiça Vinculada de Frecheirinha, recomendou que a Prefeitura Municipal implante um sistema de controle de frequência por ponto eletrônico biométrico para os servidores públicos.

A recomendação, expedida em 8 de junho pela promotora de Justiça Mônia Dantas, aponta a necessidade de aprimorar os mecanismos de controle da jornada de trabalho de servidores efetivos, comissionados e temporários. Segundo o documento, a ausência de um sistema adequado de acompanhamento da frequência pode comprometer a fiscalização do cumprimento da carga horária e da prestação dos serviços públicos.

O MP orienta que a administração municipal providencie, no prazo de até 60 dias, a instalação do sistema biométrico de registro de frequência. Além disso, recomenda que, em até 30 dias, sejam adotadas medidas para garantir o controle efetivo das jornadas de trabalho dos servidores.

A recomendação também prevê que faltas injustificadas não sejam abonadas e resultem nos descontos proporcionais previstos em lei.

De acordo com o Ministério Público, o eventual descumprimento das medidas poderá motivar a adoção das providências judiciais cabíveis em relação ao Município e aos gestores responsáveis.

0 comentários:

Postar um comentário