terça-feira, 23 de junho de 2026

Museu Dom José tem entrega oficial nesta quarta (24), mas visitação pública fica para depois

 


O município de Sobral terá, nesta quarta-feira (24), a entrega oficial das obras de restauração de duas importantes estruturas de seu patrimônio histórico: a sede do Museu Diocesano Dom José e o Teatro Apolo. As intervenções foram executadas pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), com recursos federais e em parceria com a Prefeitura Municipal de Sobral.

No caso do Teatro Apolo, as obras receberam um investimento de aproximadamente R$ 388 mil. Após o ato de entrega oficial, o equipamento passará a ser gerido pela Secretaria da Cultura de Sobral (Secult/Sejuc), com o objetivo de fortalecer a oferta de atividades culturais e artísticas voltadas para a população local.

Já em relação ao prédio do século XIX que abriga o Museu Dom José, a cerimônia contará com a presença de autoridades e convidados, que realizarão uma visita aos espaços restaurados. Embora a Prefeitura de Sobral tenha divulgado a solenidade como a inauguração do equipamento cultural, a administração da instituição e a Diocese de Sobral emitiram esclarecimentos sobre o cronograma de funcionamento.

Em comunicado oficial publicado nas redes sociais, a Diocese informou que o evento desta quarta-feira marca o recebimento oficial do prédio restaurado, mas ressaltou que o local permanecerá temporariamente fechado ao público. A medida é necessária para a conclusão de etapas técnicas estruturais e organizacionais, que incluem a finalização da instalação do elevador, a implantação do projeto museológico e a reacomodação do acervo.

O processo de salvaguarda do acervo histórico teve início em 2019 e vem sendo desenvolvido pela atual equipe administrativa, com o suporte da Diocese e de instituições parceiras e conveniadas.

Por meio da nota oficial reproduzida no Instagram oficial da Diocese, a instituição manifestou agradecimentos ao Iphan, à Prefeitura de Sobral e suas secretarias municipais envolvidas, à Construtora São Jorge, bem como aos servidores, funcionários e colaboradores que participaram da execução do projeto de restauro. A Diocese reforçou que a data de abertura do museu para visitação pública será comunicada oportunamente.


0 comentários:

Postar um comentário