A Secretaria
da Saúde de Sobral iniciou nesta segunda-feira (22) uma nova etapa das ações de
enfrentamento à dengue com a ampliação da operação de carros fumacê no
município. A iniciativa ocorre em parceria com o Governo do Estado do Ceará.
De acordo com
a gestão municipal, uma frota de seis veículos percorrerá bairros e distritos
de Sobral entre os dias 22 de junho e 10 de julho. A programação prevê três
ciclos de aplicação de inseticida por meio do canhão fumacê.
Segundo a
Secretaria da Saúde, o produto utilizado tem como objetivo combater mosquitos
adultos, contribuindo para a redução da transmissão de arboviroses, como
dengue, chikungunya e zika.
As aplicações
serão realizadas em dois períodos do dia: nas primeiras horas da manhã e no
final da tarde, horários em que o mosquito Aedes aegypti apresenta maior
atividade.
A orientação
repassada à população é manter portas e janelas abertas durante a passagem dos
veículos para facilitar a dispersão do inseticida nos ambientes. Também é
recomendado proteger alimentos, utensílios de cozinha e recipientes utilizados
por animais domésticos.
Ainda conforme
a Secretaria da Saúde, pessoas com doenças respiratórias graves podem
permanecer em ambientes mais protegidos durante a aplicação. O órgão informa
que o inseticida utilizado é biodegradável e que sua aplicação segue protocolos
técnicos estabelecidos pelos órgãos de saúde.
Orientações
para a população:
* Manter
portas e janelas abertas para facilitar a entrada do produto;
* Evitar
permanecer muito próximo ao equipamento que libera a fumaça;
* Proteger
alimentos, utensílios de cozinha e bebedouros dos animais;
* Pessoas com
doenças respiratórias graves podem permanecer em ambientes mais protegidos
durante a aplicação.





0 comentários:
Postar um comentário