terça-feira, 23 de junho de 2026

Sobral amplia ações de combate à dengue com operação de carros fumacê até julho

 

A Secretaria da Saúde de Sobral iniciou nesta segunda-feira (22) uma nova etapa das ações de enfrentamento à dengue com a ampliação da operação de carros fumacê no município. A iniciativa ocorre em parceria com o Governo do Estado do Ceará.

De acordo com a gestão municipal, uma frota de seis veículos percorrerá bairros e distritos de Sobral entre os dias 22 de junho e 10 de julho. A programação prevê três ciclos de aplicação de inseticida por meio do canhão fumacê.

Segundo a Secretaria da Saúde, o produto utilizado tem como objetivo combater mosquitos adultos, contribuindo para a redução da transmissão de arboviroses, como dengue, chikungunya e zika.

As aplicações serão realizadas em dois períodos do dia: nas primeiras horas da manhã e no final da tarde, horários em que o mosquito Aedes aegypti apresenta maior atividade.

A orientação repassada à população é manter portas e janelas abertas durante a passagem dos veículos para facilitar a dispersão do inseticida nos ambientes. Também é recomendado proteger alimentos, utensílios de cozinha e recipientes utilizados por animais domésticos.

Ainda conforme a Secretaria da Saúde, pessoas com doenças respiratórias graves podem permanecer em ambientes mais protegidos durante a aplicação. O órgão informa que o inseticida utilizado é biodegradável e que sua aplicação segue protocolos técnicos estabelecidos pelos órgãos de saúde.

Orientações para a população:

* Manter portas e janelas abertas para facilitar a entrada do produto;

* Evitar permanecer muito próximo ao equipamento que libera a fumaça;

* Proteger alimentos, utensílios de cozinha e bebedouros dos animais;

* Pessoas com doenças respiratórias graves podem permanecer em ambientes mais protegidos durante a aplicação.


0 comentários:

Postar um comentário