sábado, 16 de agosto de 2025

TSE anula decisão do TRE-CE e determina novo julgamento de processo contra mandato em Senador Sá

 


O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu anular a decisão do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) que havia cassado o mandato do atual gestor de Senador Sá. A Corte determinou que o caso seja novamente analisado, desta vez observando de forma mais rigorosa os princípios legais e jurisprudenciais.


De acordo com a decisão, o processo deverá respeitar garantias constitucionais como o devido processo legal, o contraditório e a ampla defesa. Com isso, o mandato permanece válido até novo julgamento.


Em nota, o gestor comemorou a decisão, classificando-a como uma vitória da democracia e da vontade popular expressa nas urnas em 2024. “O TSE reconheceu que era preciso respeitar o devido processo legal. Essa vitória não é minha, é nossa. Seguiremos firmes, de cabeça erguida, trabalhando por Senador Sá”, afirmou.


A decisão do TSE reforça a importância da observância das garantias individuais nos processos eleitorais e reacende o debate sobre os limites das instâncias regionais na análise de casos de cassação de mandato.

sexta-feira, 15 de agosto de 2025

Homem é preso por desfigurar rosto de companheira com socos enquanto ela dormia, no CE

 


Um homem foi preso após desfigurar o rosto de sua companheira, de 51 anos, com socos e ferimentos à faca na última quarta-feira (13) na cidade de Ibiapina. A mulher estava dormindo quando o suspeito invadiu sua casa e cometeu as agressões.

A vítima está internada em um hospital da cidade. Ela e o agressor se conheceram depois que a mulher passou a ajudar a mãe do suspeito com tarefas domésticas.

Desde o início, no entanto, a família da vítima não apoiava a relação amorosa do casal. Na madrugada da quarta-feira, o homem invadiu a casa da vítima e iniciou as agressões.

Ele deu vários socos no rosto da mulher e também a feriu com uma faca. Após a violência, ela desmaiou e ficou desacordada. De acordo com a família da vítima, o agressor ainda teria tirado fotos dela com a face ensaguentada.

Polícia Militar foi acionada pela família e o homem foi preso em sua casa pelo crime de violência doméstica. A vítima deve ter alta hospitalar ainda neste fim de semana.

Fonte: G1-CE

Sobral registra maior perda de empregos com carteira assinada no Ceará em 2025

 


Sobral já perdeu mais de 500 vagas no modelo CLT ao longo do 1º semestre, o pior resultado entre todos os 184 municípios cearenses

Cidades que mais perderam empregos no CE

1. Sobral: 504
2. Cruz: 341
3. Russas: 335
4. Camocim: 273
5. Santa Quitéria: 270
6. Icapuí: 255
7. Brejo Santo: 235
8. Limoeiro do Norte: 212
9. Fortim: 180
10. Itapipoca: 138

O resultado assinalado na primeira metade do ano contrasta com o obtido no ano passado, quando Sobral ficou na terceira posição entre as campeãs da geração de empregos no Estado, com um saldo positivo de 3,1 mil vagas, abaixo apenas de Fortaleza (28,2 mil) e Juazeiro do Norte (3,6 mil).

Fonte: Diário do Nordeste 

quinta-feira, 14 de agosto de 2025

Enfermeira Jayonara Alves morre após 80 dias internada, vítima de acidente com ambulância de Tianguá

 


Faleceu nesta quinta-feira (14), em um hospital de Fortaleza, a enfermeira Jayonara Alves, vítima do grave acidente envolvendo uma ambulância de Tianguá no último dia 25 de maio. Ela estava internada há cerca de 80 dias, lutando pela vida.

O acidente aconteceu durante a transferência de um paciente de Tianguá para Sobral. O motorista da ambulância perdeu o controle do veículo e colidiu contra um poste. Além de Jayonara, a técnica de enfermagem Maria do Carmo, conhecida como Cleane, também ficou gravemente ferida. Cleane não resistiu e morreu no dia 8 de junho.

Jayonara chegou a ser transferida para a capital cearense, onde recebeu tratamentos especializados, mas devido à gravidade das lesões, não conseguiu se recuperar.

A morte precoce da profissional comoveu colegas, amigos e familiares. Jayonara deixa uma filha. A classe da saúde lamenta profundamente sua partida e presta solidariedade aos familiares, pedindo a Deus conforto neste momento de dor.

quarta-feira, 13 de agosto de 2025

Criança de quatro anos é esquecida e fica mais de uma hora trancada sozinha em creche; vídeo

 


Uma criança de quatro anos foi esquecida por funcionários e ficou mais de uma hora trancada sozinha no Centro de Educação Infantil Professora Sirlene Maria no Nascimento, no Bairro Caiçara, na cidade de Aiuaba, no interior do Ceará, no fim da tarde desta terça-feira (12).

Imagens gravadas por familiares mostram o momento que os parentes do garoto vão até a unidade, acompanhados de duas funcionárias, para procurar o menino.

Após abrir vários portões que estavam trancados, uma das funcionárias localizou o menino no interior do prédio do centro infantil.

Segundo familiares, o menino vai e retorna do centro infantil em um ônibus escolar que vai deixar na residência. No fim da aula, a mãe estava aguardando em casa pelo garoto quando viu o veículo e descobriu pelos cuidadores que o filho não estava nele.

A família se mobilizou a procura da criança e foi até a creche para saber o que havia ocorrido. Nesse momento, o menino foi encontrado trancado no local sozinho.

A Prefeitura de Aiuaba informou que os servidores ligados diretamente ao caso já foram afastados e uma sindicância foi aberta para apurar possíveis responsabilidades de outros funcionários.

Ainda segundo a prefeitura, a Secretaria Municipal de Assistência Social foi acionada para ser prestado acompanhamento psicológico especializado à criança e à sua família, garantindo apoio integral neste momento.

"A Prefeitura de Aiuaba reafirma seu compromisso com a Educação e informa que o fato está sendo investigado com transparência e rigor, já que a segurança e bem-estar dos estudantes é uma prioridade da gestão", disse a Prefeitura de Aiuaba.

Fonte: G1 CE

Projeto que proíbe nomeação de condenados pela Lei Maria da Penha é rejeitado em comissão da Câmara de Sobral, diz Pâmela Nara

 

A Comissão Permanente de Finanças, Justiça e Redação da Câmara Municipal de Sobral rejeitou um projeto de lei que previa a proibição da contratação e nomeação, pelo poder público municipal, de pessoas condenadas pela Lei nº 11.340/06 — Lei Maria da Penha.

A comissão é presidida pelo vereador Mário Vicktor e conta com os parlamentares Pastor Laerti, Marlon Sobreira, Socorrinha Brasileiro e Micheline Ibiapina.

Segundo a vereadora Pamela Nara, autora da proposta, o colegiado opinou pela impossibilidade jurídica de tramitação, discussão e votação do projeto, alegando vício de competência e autoria, e recomendando o arquivamento da matéria. Ainda segundo a vereadora, a justificativa não se sustenta, pois em 2021 o Supremo Tribunal Federal (STF) considerou constitucional uma lei municipal de Valinhos (SP), de iniciativa parlamentar, com o mesmo objetivo.

Conforme explicou Pâmela Nara, por envolver princípios constitucionais, a iniciativa de leis com essa natureza não seria exclusiva do Poder Executivo, podendo partir de qualquer dos Poderes. A parlamentar reforça que a medida buscaria garantir um ambiente de trabalho seguro para as mulheres e reforçar o compromisso do poder público no combate à violência doméstica.

Em uso da tribuna, na terça-feira (12/08), Pâmela Nara afirmou que, talvez por ter sido proposta por ela, a matéria foi vetada, e que, caso a iniciativa tivesse partido das vereadoras Micheline Ibiapina ou Socorrinha Brasileiro, a análise poderia ter sido diferente. Ainda na tribuna, a vereadora declarou que todos os membros da comissão deram um retrocesso e disseram “não” a muitas mulheres.

O espaço permanece aberto para esclarecimentos por parte dos vereadores e da comissão citada.

Matéria sobral.com


HOVET-UNINTA E ICMbio realizam castrações de jumentos em Jericoacoara

 

Nos dias 9 e 10 de agosto, o Hospital Veterinário de Pequenos e Grandes Animais (HOVET) do Centro Universitário Inta (UNINTA), realizou uma ação junto ao Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e ao Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Poxvírus (INCT-POX) na Vila de Jericoacoara (CE). Participaram docentes do curso de Medicina Veterinária dos campi de Sobral e Fortaleza, além de alunos e egressos do curso do UNINTA Sobral.

A iniciativa integra o projeto desenvolvido pelo Mestrado em Ciências da Saúde do Semiárido do UNINTA, que visa fortalecer o manejo dos jumentos na região por meio de monitoramento populacional e capacitação das equipes para futuras atividades de castração. O objetivo é identificar a presença de doenças parasitárias e virais com potencial zoonótico, capazes de afetar tanto animais quanto seres humanos.

Segundo o professor Bruno Marques Teixeira, que coordena o projeto de mestrado, o monitoramento realizado nesta primeira etapa permitirá compreender o impacto dos jumentos, considerados animais silvestres simbióticos no Parque Nacional de Jericoacoara, assim como suas interações com a comunidade local. “Este trabalho não apenas contribuirá para a qualidade de vida dos animais, mas também visa proteger a saúde pública e estabelecer bases para o desenvolvimento de um plano de manejo sustentável”, explicou.

Nesta primeira fase, foram castrados três jumentos como parte das medidas de manejo populacional, reduzindo potenciais problemas de superpopulação, contribuindo para o controle sanitário e evitando impactos negativos sobre a fauna local. A ação também envolveu a coleta de amostras biológicas, que serão analisadas para rastrear possíveis doenças zoonóticas e embasar intervenções futuras.

O diretor do HOVET-UNINTA, Dr. Ramuelly Cavalcante, reforçou a relevância da iniciativa, “ mais um trabalho de grande importância para a população, conduzido com maestria por toda a equipe do Hospital Veterinário. Esta ação tem significado profundo para quem frequenta o Parque Nacional de Jericoacoara, é cuidado e bem-estar animal em primeiro plano.”

Até dezembro deste ano, estão programadas mais duas ações do UNINTA e do ICMBio no Parque Nacional de Jericoacoara, com base nos resultados obtidos nesta fase inicial, visando dar continuidade ao plano de manejo sustentável e à vigilância sanitária dos jumentos.

 Por: Kaline Silveira


terça-feira, 12 de agosto de 2025

Rick Chesther participará do Connect Valley 2025 em Sobral

 


Nos dias 10 e 11 de outubro, o Centro de Convenções de Sobral será palco do Connect Valley 2025, evento voltado para empreendedorismo e inovação. Entre os nomes confirmados está o palestrante e escritor Rick Chesther, conhecido por sua trajetória inspiradora e pelo livro Pega a Visão.

O título do novo lote promocional de ingressos do evento leva o mesmo nome da obra de Chesther, na qual ele compartilha experiências e destaca a importância da mudança de mentalidade como ferramenta de transformação pessoal e profissional.

A programação do Connect Valley 2025 contará com palestras, painéis de discussão e oportunidades de networking, reunindo empreendedores, investidores e profissionais de diversas áreas.

As vagas para o lote “Pega a Visão” são limitadas. Mais informações podem ser encontradas no Instagram oficial do evento.


 Connect Valley 2025

Sobral é destaque e contribui para premiação milionária do Ceará no Prêmio MEC da Educação Brasileira

 


Sobral está entre os seis municípios do Ceará reconhecidos no ‘Prêmio MEC da Educação Brasileira’, uma honraria concedida pelo Governo Federal que destaca iniciativas e resultados expressivos na área da educação em todo o país.

A cerimônia de premiação ocorreu nesta segunda-feira (11), Dia do Estudante, no Palácio do Planalto, em Brasília, e reuniu representantes das cidades cearenses de Monsenhor Tabosa, Novo Oriente, Sobral, Pires Ferreira, Ipueiras e Icó, que foram agraciadas por suas contribuições e avanços educacionais. A solenidade foi conduzida pelo presidente Lula e pelo ministro da Educação, Camilo Santana, e contou com a presença de outras autoridades, professores e estudantes.

Nos Anos Iniciais, o reconhecimento foi para a Escola Municipal Mocinha Rodrigues, em Sobral, que destacou-se pela qualidade do ensino oferecido.

O reconhecimento mantém os estudantes cearenses no topo. A educação pública do Ceará foi destaque em sete das oito categorias da primeira edição do Prêmio MEC da Educação Brasileira. Com 116 premiados nesta primeira edição, foram reconhecidos 54 alunos pelo alto desempenho na redação do Enem. Também receberam destaque quatro estados, 35 municípios e 20 escolas.

Foram entregues 62 troféus e 54 medalhas nas categorias: Educação Infantil; Alfabetização; Anos Iniciais do Ensino Fundamental; Anos Finais do Ensino Fundamental; Ensino Médio; Exame Nacional do Ensino Médio (Enem); Educação em Tempo Integral; e Educação Profissional e Tecnológica.

O Ceará obteve reconhecimento em Melhores Resultados – Estado nas categorias Alfabetização, Anos Iniciais, Anos Finais e Enem, com maior participação entre os estados. Na categoria Ensino Médio, o destaque foi para a Escola Família Agrícola Padre Eliésio dos Santos, localizada na zona rural de Ipueiras, que receberá R$ 100 mil em premiação.

No total, o estado do Ceará recebeu R$ 2 milhões por apresentar os melhores resultados nas categorias citadas, valor que não inclui as premiações destinadas especificamente a municípios e escolas.

Além do Ceará, também foram premiados três estados, 35 municípios e 20 escolas. Ao todo, foram entregues troféus e medalhas que celebraram o avanço da educação pública brasileira, assim como a dedicação dos 49 professores homenageados pelo trabalho realizado nas escolas e municípios premiados.

Contas de 2018 de Ivo Gomes serão votadas na Câmara de Sobral; TCE recomendou aprovação com ressalvas

 


A Câmara Municipal de Sobral leu, nesta segunda-feira (11), o parecer prévio do Tribunal de Contas do Estado do Ceará referente à prestação de contas de governo de 2018, de responsabilidade do então prefeito Ivo Ferreira Gomes.

O documento do TCE recomenda a aprovação, mas com ressalvas, apontando abertura de créditos adicionais por legislação genérica, divergências nos valores da dívida ativa e atraso no repasse de contribuições previdenciárias ao INSS.

Após análise pelas comissões, as contas serão submetidas ao julgamento político do plenário, que decidirá pela aprovação ou rejeição.


MP recomenda que Câmara de Sobral exonere comissionados sem formação adequada

 


O Ministério Público do Ceará recomendou que a Câmara Municipal de Sobral demita, em até 30 dias, todos os ocupantes de cargos comissionados que não tenham formação escolar ou profissional compatível com a função que exercem.

A recomendação, emitida pela 2ª Promotoria de Justiça de Sobral, também orienta que a Câmara não crie novos cargos comissionados sem manter equilíbrio entre o número de servidores efetivos e comissionados.

Segundo o MP, foi identificado que há pessoas contratadas para funções de assessoramento sem o Ensino Médio completo ou com formação diferente da exigida para o cargo. Para o órgão, essa situação pode comprometer a qualidade dos serviços prestados e violar princípios da administração pública.

segunda-feira, 11 de agosto de 2025

Prefeito Oscar Rodrigues assina Ordem de Serviço para execução de pavimentação asfáltica em diversos bairros de Sobral

 

O prefeito de Sobral, Dr. Oscar Rodrigues, e o secretário da Infraestrutura, Hermenegildo Sousa Neto, assinaram, nesta segunda-feira (11/08), durante o Programa Izaias Nicolau, da rádio Tupinambá FM 100.3, uma ordem de serviço para a execução da segunda etapa da pavimentação asfáltica em diversas ruas do município.

 

Serão investidos aproximadamente R$ 5 milhões, com recursos provenientes do tesouro municipal e federal. A construção irá contemplar ruas dos seguintes bairros: Belchior, Cidade Pedro Mendes Carneiro (Cohab III), Gerardo Cristino e Doutor Juvêncio de Andrade (Morada dos Ventos).

 

“Essa é uma reivindicação que há muito tempo a população desses bairros fazem e que a gestão municipal fez o esforço para realizar com máximo compromisso e agilidade. Um gesto simbólico para o início do processo de pavimentação asfáltica nesses importantes bairros sobralenses.”, afirma Hermenegildo Sousa, secretário da Infraestrutura.

 

Segundo a gestão, a Prefeitura de Sobral está empenhada em solucionar os problemas históricos relacionados à estrutura viária de diversos bairros da cidade. Semanalmente, através da operação tapa-buraco, diferentes bairros são contemplados com a manutenção de vias.

UVA inscreve para Vestibular 2026.1 de 18 de agosto a 30 de setembro

 


A Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), por meio da Comissão Executiva de Processos Seletivos (CEPS), torna pública a abertura das inscrições para o Vestibular 2026.1, com ingresso no primeiro semestre letivo de 2026.

Serão ofertadas 1.084 vagas distribuídas entre os seguintes municípios:

  • Sobral: 804 vagas
  • Acaraú: 80 vagas
  • Camocim: 80 vagas
  • São Benedito: 120 vagas

A distribuição completa das vagas por curso e campus está disponível no Anexo I do edital.

Cronograma

  • Período de Inscrição: 18 de agosto a 30 de setembro de 2025
  • Solicitação de Atendimento Especial: 18 de agosto a 30 de setembro de 2025
  • Solicitação de Desconto ou Isenção da Taxa: 18 de agosto a 1º de setembro de 2025
  • Data da Prova: 07 de dezembro de 2025
  • Edital completo AQUI


    FONTE: A VOZ DE SANTA QUITÉRIA 

Sobral registra 62 homicídios de janeiro a julho de 2025, com redução de 9% em relação ao ano passado

 


O município de Sobral, localizado na Região Norte do Ceará, registrou 62 Crimes Violentos Letais e Intencionais (CVLIs) entre os meses de janeiro e julho de 2025. Os dados são da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Estado (SSPDS).

O número representa uma redução de 9% em comparação com o mesmo período de 2024, quando foram contabilizados 68 homicídios. Apesar da queda nos índices gerais, três meses de 2025 concentraram a maior parte dos crimes: janeiro, junho e julho. Juntos, esses meses somaram 43 mortes violentas no município.

Os CVLIs incluem homicídios dolosos, lesões corporais seguidas de morte e latrocínios (roubos seguidos de morte), e são um dos principais indicadores de violência monitorados pelas forças de segurança pública.

As autoridades reforçam que, embora a redução seja um sinal positivo, os números ainda preocupam e exigem ações contínuas de prevenção, combate ao crime organizado e fortalecimento da segurança nos bairros mais afetados.



Brasil tem quase 2,3 milhões de crianças até 3 anos fora da creche

 


 Quase 2,3 milhões de crianças de até 3 anos estão fora da creche no Brasil. O número faz parte de um levantamento da organização Todos Pela Educação, com base nos dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad-C) e no Censo Escolar, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), referentes ao período de 2016 a 2024.

 

Segundo o estudo, a taxa de atendimento a crianças em creches é de 41,2%. O resultado mostra que o país ainda está distante de atingir a meta do Plano Nacional de Educação (PNE) de alcançar ao menos 50% deste público até dezembro deste ano.

 

Embora o patamar geral seja de 41,2%, quando há uma separação entre os extremos quanto à renda, a desigualdade salta aos olhos. No grupo dos 20% mais ricos, o atendimento às crianças de até 3 anos é de 60%. Já a realidade para os 20% mais pobres é de um atendimento equivalente a 30,6%.

 

O Todos Pela Educação também analisou os dados de acesso para crianças de até 1 ano. Neste caso, apenas 18,6% dos elegíveis são atendidos.

 

Quanto à primeira etapa da educação básica, que compreende as crianças com 4 e 5 anos, 94,6% do público são atendidos, ou seja, em 2024, mais de 329 mil estavam fora da escola.

 

O ingresso no acesso ao ensino é obrigatório para a faixa etária de 4 e 5 anos, mas o entendimento do Todos Pela Educação é que o motivo mais comum para as crianças não estarem na escola é a própria opção dos responsáveis.

 

Fonte: METROPOLES

Adolescente que salvou primo com manobra de Heimlich aprendeu técnica ao ver vídeo com irmão

 


Segundo mãe de Igor, vítima do engasgo, o sobrinho já havia conversado com o irmão mais velho sobre o assunto em outra ocasião

ação rápida de um adolescente para salvar o primo de um engasgo na última quinta-feira (7), em um apartamento no bairro Guararapes, em Fortaleza, foi possível por conta de uma conversa despretensiosa entre irmãos. Silas Cabreira, de 14 anos, só conseguiu salvar o primo, Igor Vasconcelos, de 12, porque já havia escutado sobre a manobra de Heimlich por meio do irmão mais velho, Eduardo.

Lione Vasconcelos, de 46 anos, mãe de Igor, contou, em entrevista ao Diário do Nordeste, ter questionado o sobrinho sobre como ele havia aprendido a técnica. A empresária, que veio de Tianguá a Fortaleza para participar de um evento, havia deixado o filho com a tia dele durante a tarde da quinta e só soube do ocorrido horas depois.

O desespero, claro, a levou a questionar como tudo havia acontecido. "Ele aprendeu a manobra com o Eduardo, que também é meu sobrinho. O Silas me contou que os dois já tinham visto até um vídeo sobre isso juntos na Internet", explicou ela. 

Nas imagens do momento do engasgo, registradas por uma câmera posicionada na cozinha do apartamento da tia de Igor, é possível ver o momento em que o menino sufoca, momentos após se engasgar com uma mistura de leite e chocolate com flocos.

A mãe de Silas, desesperada, chega a pedir ao filho que vá buscar ajuda na casa vizinha e ele até chega a sair pela porta, mas logo retorna. "Ele me contou que a mãe pediu para que ele fosse chamar o vizinho, que é até médico, mas quando passou da porta ele pensou que se fosse, quando voltasse o Igor já poderia ter morrido porque a mãe não saberia fazer o que ele sabia", disse Lione.

Diante do acontecimento, ela relata que a primeira sensação foi de gratidão, justamente pelo fato de a manobra ter sido a responsável por evitar algo mais grave além do engasgo.

"Jamais o Eduardo, irmão do Silas, pensaria que isso ia servir para salvar o primo e foi ele que ensinou, ele que mostrou a ele em determinado momento. Pode até não ter sido uma manobra aplicada da forma perfeita, mas foi o que ajudou realmente meu filho", comentou ela, em tom de agradecimento. 

Engasgo inesperado

O momento ocorreu na casa da mãe de Silas e tia de Igor, Joana, quando os dois estavam conversando no sofá do apartamento. As crianças estavam se divertindo quando Igor riu de algo falado pelo primo, mas acabou se engasgando com uma mistura de leite e achocolatado com flocos crocantes.

"O Silas gosta muito de contar histórias, eles se dão muito bem, são quase irmãos, então naquele momento ele até achou que o Igor poderia estar brincando", contou Lione em entrevista ao Diário do Nordeste.

Fonte: Diário do Nordeste

Sobralense que traficou brasileiros à máfia chinesa em Mianmar é condenado a 18 anos de prisão

 


PROMESSA DE EMPREGO | O Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF-3) decidiu manter a condenação de André Luis Sales Cunha, denunciado pelo Ministério Público Federal (MPF) por participar de um esquema de tráfico humano que levou brasileiros para Mianmar.

As 12 vítimas, que eram obrigadas a aplicar golpes pela internet em condições análogas à escravidão, foram resgatadas em 2022. A decisão do tribunal é do final de maio, mas o sigilo só foi levantado recentemente, segundo o MPF, que divulgou o caso nesta quarta-feira (6).

O cearense André Luis Sales Cunha, de 24 anos, preso por suspeita de levar jovens para trabalhar em situação semelhante à escravidão em Mianmar, no leste asiático, ostentava nas redes sociais com fotos de viagens internacionais e passeios. O sobralense foi identificado pela PF durante investigações após o resgate de dez jovens brasileiros, sendo seis de Sobral..

Conforme informações da polícia, André recebia de um grupo criminoso de Mianmar 500 dólares para cada jovem recrutado que ele conseguia levar.

A imagem de homem bem-sucedido era um dos artifícios usados pelo suspeito para atrair as vítimas para fora do Brasil com a promessa de um emprego dos sonhos na Tailância, incluindo 1,5 mil dólares por mês de salário, sem custos de moradia ou alimentação.

Os jovens aceitavam essa proposta, mas quando chegavam na Tailândia, a realidade era totalmente diferente. De lá, as vítimas foram levadas a Mianmar, para uma espécie de cativeiro, onde foram obrigadas a trabalhar numa condição análoga à escravidão.

Informações exclusivas de O GLOBO, complementando a matéria publicada pelo g1-CE na época da prisão.

sábado, 9 de agosto de 2025

Bebês prematuros internados no Hospital Regional Norte ganham roupas de super-heróis e mural de fotos

 


Em celebração ao Agosto Dourado, mês dedicado à valorização do aleitamento materno, os bebês prematuros internados no Hospital Regional Norte (HRN), unidade da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), em Sobral, ganharam trajes especiais. Os pequenos guerreiros, que travam e vencem batalhas diárias, agora também têm as vestes de super-heróis. A ação emocionou familiares e profissionais da saúde.

Idealizada pela equipe do Banco de Leite Humano (BLH) do HRN, que acompanha de perto a rotina das mães e dos recém-nascidos internados, a ação tem como objetivo homenagear os bebês, mas também todos aqueles que, de alguma forma, participam do processo de recuperação das crianças, como profissionais de saúde, mães, pais, famílias e doadoras.

Para que o momento fosse eternizado, foi realizado um ensaio fotográfico cujas as imagens dos super-heróis foram disponibilizadas em um mural nas Unidades de Cuidados Intermediários Neonatal Convencional e Canguru (UCINco e UCINca).  “Apesar de tão frágeis, esses bebês são verdadeiros guerreiros. A ideia foi mostrar essa força e, ao mesmo tempo, acolher emocionalmente as famílias que vivem um momento delicado”, explica Raíra Bezerra, coordenadora do BLH.

Agosto Dourado
A iniciativa faz parte da programação do Agosto Dourado, campanha nacional que reforça a importância do leite humano como o alimento mais completo para os bebês, especialmente os prematuros.

No HRN, o Banco de Leite atua de forma contínua para garantir que todos os recém-nascidos internados tenham acesso ao leite necessário para o seu desenvolvimento, mesmo quando as mães ainda não conseguem amamentar. Para isso, a doação de leite humano é essencial.

Mulheres que estão amamentando e produzem leite em excesso podem se tornar doadoras e contribuir diretamente para salvar vidas. “Cada frasco com leite doado é um ato de generosidade que faz diferença na recuperação dos nossos pequenos”, destaca Raíra.

Entre as mães tocadas pela ação está Maria Aurilene de Carvalho Lopes, de 34 anos, natural do município de Graça, a cerca de 74 km de Sobral. Após um quadro de hipertensão, ela deu entrada no HRN e precisou passar por uma cesariana de emergência. Seu filho, Ryan Gabriel, nasceu com 32 semanas e está internado na UCINco.

Sem conseguir produzir leite nos primeiros dias, Aurilene contou com o apoio das doações recebidas pelo Banco de Leite da unidade hospitalar. “Foi um grande apoio para mim. Tem mães que têm leite, outras não, e uma ajuda a outra. Assim, fortalecem os bebês que mais precisam”, conta.

Ao ver o filho vestido como super-herói no mural, ela se emocionou. “Achei muito lindo e importante essa ação, porque eles são lutadores. A gente se sente acolhida, lembrada, e isso faz diferença.”.

O gesto simples, mas repleto de significado, reforça o compromisso do HRN com o cuidado humanizado. Como resume Raíra Bezerra: “cada bebê é um guerreiro. Cada mãe doadora, uma heroína. E cada profissional envolvido é parte essencial dessa corrente de amor e vida.”.

Durante todo o mês de agosto, o Banco de Leite Humano do HRN está promovendo ações internas e externas com o objetivo de ampliar o conhecimento sobre a importância da amamentação e doação de leite humano.

“A cor dourada simboliza esse padrão ouro de qualidade. O aleitamento exclusivo até os seis meses e complementado até os dois anos ou mais é essencial para o crescimento saudável da criança”, destaca Raíra Bezerra. Segundo ela, o leite materno oferece todos os nutrientes necessários, fortalece o sistema imunológico, protege contra infecções e ainda promove um vínculo único entre mãe e bebê.

Serviço

Banco de Leite do HRN

Para doar leite humano: (88) 98883-4079

Motta envia pedido de afastamento de 15 deputados após motim na Câmara

 

Foto: Bruno Spada

O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta, enviou à Corregedoria da Casa os pedidos de afastamento, por até seis meses, de 14 deputados da oposição que participaram do motim no Congresso Nacional e de uma deputada acusada de agressão.

As medidas precisam ser votadas pelo Conselho de Ética da Casa.

Os oposicionistas são, em maioria, do Partido Liberal (PL), legenda do ex-presidente Jair Bolsonaro, e do Novo, e participaram da ocupação da Mesa Diretora da Câmara, obstruindo a retomada dos trabalhos legislativos. Já a deputada do PT é acusada de agredir o deputado Nikolas Ferreira (PL-MG).

Os deputados citados são:

  1. Marcos Pollon (PL-MS);
  2. Zé Trovão (PL-SC);
  3. Júlia Zanatta (PL-SC);
  4. Marcel van Hattem (Novo-RS); 
  5. Paulo Bilynskyj (PL-SP); 
  6. Sóstenes Cavalcante (PL-RJ);
  7. Nikolas Ferreira (PL-MG);
  8. Zucco (PL-RS);
  9. Allan Garcês (PL-TO);
  10. Caroline de Toni (PL-SC);
  11. Marco Feliciano (PL-SP);
  12. Bia Kicis (PL-DF);
  13. Domingos Sávio (PL-MG);
  14. Carlos Jordy (PL-RJ); e
  15. Camila Jara (PT-MS).

A decisão foi tomada pela Mesa Diretora da Câmara após reunião na tarde desta sexta-feira (8). 

“A Mesa da Câmara dos Deputados se reuniu nesta sexta-feira, 8 de agosto, para tratar das condutas praticadas por diversos deputados federais nos dias 5 e 6. A fim de permitir a devida apuração do ocorrido, decidiu-se pelo imediato encaminhamento de todas as denúncias à Corregedoria Parlamentar para a devida análise”, informou em nota a Secretaria-Geral da Mesa da Câmara.

Após passarem pela corregedoria, onde as imagens serão analisadas, os processos voltarão à Mesa Diretora para, então, irem ao Conselho de Ética

Acusações e defesas

Nesta manhã, o líder do PT na Câmara, Lindbergh Farias (RJ), apresentou à Mesa Diretora um ofício em que pedia a abertura de processo disciplinar e a suspensão cautelar de cinco parlamentares bolsonaristas. A suspensão de Camila Jara foi pedida por deputados oposicionistas.

Último a levantar-se da cadeira da Presidência da Câmara, Pollon é acusado de impedir a retomada dos trabalhos e de xingar Motta dias antes. Em postagem nas redes sociais, Pollon alega ser “autista” e não entender o que estava acontecendo, sentando-se momentaneamente na cadeira de Motta para pedir conselhos a Van Hattem, que estava ao lado.

Zé Trovão, segundo o PT, o PSB e o PSOL, é acusado de tentar impedir fisicamente o retorno de Motta à Mesa Diretora.

Zanatta é acusada de usar a filha de quatro meses como “escudo”, além de colocar a bebê em ambiente de risco e de tensão.

Bilynskyj é acusado de "tomar de assalto e sequestrar" a Mesa Diretora do Plenário e de ocupar a Mesa da Comissão de Direitos Humanos, impedindo o presidente da comissão de exercer suas funções. O ofício também citou a agressão ao jornalista Guga Noblat, flagrada por câmeras.

Zé Trovão, Zanatta e Bilynskyj não tinham se manifestado nas redes sobre a decisão de Motta até o momento. 

Na sessão de quinta-feira (7), Zé Trovão disse não ter incentivado a violência, apenas tentado impedir a retirada de parlamentares à força. Em postagem anterior, a parlamentar disse que parlamentares de esquerda "odeiam as mulheres e a maternidade".

Van Hattem é acusado de tomar de assalto e "sequestrar" a cadeira da presidência. Van Hattem postou um trecho do Hino Nacional. Em vídeo anterior, disse que uma eventual suspensão do mandato pedida pelo PT seria golpe.

Os demais parlamentares do PL foram incluídos em uma representação individual do deputado João Daniel (PT-SE).

Em relação a Camila Jara, a parlamentar é acusada de empurrar Nikolas Ferreira durante uma discussão para a retomada do controle do plenário da Câmara.

A assessoria da deputada nega qualquer agressão e afirma ter havido um “empurra-empurra” em que a parlamentar afastou Nikolas, que teria se desequilibrado

* Com informações da Agência Câmara

* Texto e títulos atualizados às 20h30 para inclusão de novos deputados 

sexta-feira, 8 de agosto de 2025

Oito envolvidos na morte de turista em Jericoacoara são denunciados pelo MP; adolescente foi vítima de 'tribunal do crime', diz órgão

 


O Ministério Público também representou por ato infracional quatro adolescentes envolvidos no homicídio de Henrique Marques de Jesus. O jovem de 16 anos foi morto na Vila de Jericoacoara em dezembro do ano passado.

O Ministério Público do Ceará (MPCE) denunciou quatro adultos e representou por ato infracional quatro adolescentes envolvidos no homicídio de Henrique Marques de Jesus, turista de São Paulo morto na Vila de Jericoacoara em dezembro do ano passado.

O jovem tinha 16 anos e foi assassinado "com extrema violência e tortura" por "tribunal do crime", diz o MP. A denúncia e a representação, ajuizadas nesta quinta-feira (7), apontam que o crime foi motivado por rivalidade entre facções criminosas. O MP pede a condenação dos adultos e a internação dos adolescentes.

A denúncia foi oferecida contra os adultos Anderson Silva Veras (“Gota”), Antônio Carlos Paulino de Almeida (“Pantanal” ou “CL”), Francisco Erlânio Freitas dos Santos (“Dasarea”) e Alex Gomes da Costa (“Pezão”, que deu a ordem para a execução).

Ainda de acordo com o MP, eles responderão por homicídio qualificado, com as qualificadoras de: motivo torpe, meio cruel, tortura e impossibilidade de defesa da vítima, ocultação de cadáver e organização criminosa. Há também um agravante por envolvimento de menores de 18 anos.

Os adolescentes foram representados por atos infracionais análogos aos crimes de homicídio, com as mesmas qualificadoras: ocultação de cadáver e organização criminosa.

O que acontece agora?

Após uma denúncia do Ministério Público, o juiz avalia e decide se a recebe ou a rejeita. Se a receber, o denunciado se torna réu e o processo tem início. Nesse momento, a pessoa precisa contratar um advogado ou acionar a Defensoria Pública para defendê-la.

Em 16 de dezembro de 2024, por volta de 23h, Henrique Marques, jovem de 16 anos natural de São Paulo, foi abordado por usar uma camiseta com símbolos interpretados como referência a uma facção criminosa rival a dos agressores. A abordagem ocorreu na Praia da Malhada, em Jijoca de Jericoacoara.

De acordo com a denúncia do MP, Henrique teria se recusado a retirar a peça de roupa, e teve o celular confiscado:

"No aparelho foram encontradas imagens e mensagens que reforçaram a suspeita de vínculo com organização criminosa rival. A vítima foi agredida com extrema violência – socos, chutes, golpes com paus e pedras, disparos de arma de fogo na cabeça e mutilação da orelha – e não teve chance de defesa. Henrique passou por um ''Tribunal do Crime'", explicou o MP.

➡️ Entenda: A prática criminosa conhecida como "tribunal do crime" ocorre quando membros de uma facção sequestram, torturam e interrogam indivíduos, que eles, muitas vezes, suspeitam serem membros de um grupo rival. Em vários casos, as vítimas são condenadas à morte por chefes das facções.

A autorização para execução de Henrique partiu de um detento do Complexo Penitenciário de Pedrinhas, no Maranhão, por celular. Após o homicídio, o corpo foi transportado em um quadriciclo e ocultado na Lagoa do Paraíso.

Imagens da vítima foram compartilhadas com visualização única em um grupo de WhatsApp denominado “Transfer Jeri Fortaleza”, utilizado pelo grupo para articular crimes.

Imagens das câmeras de videomonitoramento de um supermercado registraram o momento em que Henrique foi sequestrado, e também os agressores. O grupo responsável pela morte do turista se intitulava “Tropa do Pezão”

Três detidos pelo crime

Até este momento, três pessoas foram detidas pelo crime. Dois homens estão presos e um adolescente foi apreendido em janeiro deste ano.

Os três detidos foram encaminhados à Delegacia Regional de Acaraú, onde permanecem à disposição da Justiça.

Fonte: G1 - CE

Enem 2025 tem 8.215 inscritos em Sobral e registra leve aumento em relação ao ano passado

 

Foto: Reprodução

Sobral contabilizou 8.215 inscritos para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025, conforme dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Do total, 3.052 participantes são estudantes que estão concluindo o Ensino Médio neste ano.

O número representa um pequeno aumento em relação à edição anterior, que teve 8.161 inscritos na cidade.

As provas serão aplicadas em dois domingos consecutivos, nos dias 9 e 16 de novembro. Veja como será a divisão:

9 de novembro

  • 45 questões de Linguagens (40 de Português e 5 de Inglês ou Espanhol)
  • 45 questões de Ciências Humanas
  • Redação

16 de novembro

  • 45 questões de Matemática
  • 45 questões de Ciências da Natureza

Horários de aplicação (conforme os últimos anos):

  • Abertura dos portões: 12h
  • Fechamento dos portões: 13h
  • Início das provas: 13h30
  • Encerramento:
     • Primeiro dia: 19h
     • Segundo dia: 18h30


    Matéria sobral.com 

Deputados estaduais aprovam projeto para distribuir Bíblia e outros livros sagrados nas escolas do Ceará

 

Os deputados estaduais do Ceará aprovaram nesta quinta-feira (7) um projeto de lei que autoriza a disponibilização do exemplares da Bíblia nas escolas da rede estadual de ensino do Ceará. A proposta era uma promessa do governador Elmano de Freitas (PT), que em agosto de 2024 se comprometeu comprar bíblias e distribuí-las em nas escolas estaduais.

A lei 130/2024 é oriunda da mensagem 9310, enviada pelo Governo do Estado para a Assembleia Legislativa do Ceará em dezembro de 2024. O texto prevê não somente a disponibilização da Bíblia, mas de livros sagrados de outras religiões professadas no Brasil.

No texto da mensagem, o governador Elmano de Freitas argumenta que "a religião tem papel fundamental na formação humana e dos valores necessários para uma convivência digna e pacífica em sociedade".

O texto enviado em dezembro ficou parado na Assembleia até ter uma tramitação rápida nesta quinta-feira (7), quando os deputados rejeitaram duas das três emendas e aprovaram a projeto. A única emenda aprovada, do deputado Missias Dias (PT), prevê a instalação nas escolas de placas com a frase "É expressamente proibida qualquer ação de intolerância religiosa nesse local".

A aprovação da proposta é a concretização de uma promessa de Elmano vista como um aceno para o eleitorado cristão. Quando prometeu pôr Bíblias nas escolas, em agosto de 2024, ele estava no púlpito de uma igreja evangélica comandada pelo deputado estadual Apóstolo Luiz Henrique.

Fonte: G1-CE


Brasileira de 117 anos tem alta do hospital, após queda em casa; pediu rapadura e açaí

 


Chegar aos 117 anos já é, por si só, um feito extraordinário. Fazer isso com lucidez, bom humor e disposição para andar, conversar e até cantar, é ainda mais impressionante. É assim que vive Dona Leonizia Pereira da Silva, carinhosamente chamada de Dona Ló. A brasileira, que pode ser a mulher mais velha do mundo, recebeu alta do hospital após um susto em casa e surpreendeu os médicos com um pedido que arrancou sorrisos: queria rapadura e açaí.

Ela foi atendida no Hospital Regional Vale do Jaguaribe (HRVJ), em Limoeiro do Norte, no Ceará, após sofrer uma queda da própria altura. Apesar da idade avançada, Dona Ló não perdeu a força e a vontade de viver. Saiu do hospital apenas com tipóia e remédio para dor, pronta para voltar à rotina ao lado da família.

O caso chamou atenção pela resistência e alegria da idosa. Além da recuperação rápida, Dona Ló demonstrou lucidez e memória afiada, encantando a equipe médica. Nascida em 1908, ela é uma verdadeira testemunha viva da história, tendo sobrevivido a duas guerras mundiais, à gripe espanhola e à pandemia da covid-19.

O susto

Dona Ló foi internada no último dia 5, após sofrer uma queda enquanto estava sozinha por alguns instantes em casa. A neta, Talane Sousa, contou que a idosa teria tentado se sentar, mas não viu direito a cadeira. Quando a mãe de Talane voltou do banheiro, encontrou a avó caída no chão. O ombro havia saído do lugar.

A idosa foi levada ao HRVJ, onde passou por exames e foi atendida por uma equipe médica especializada. “Ela teve uma luxação no ombro, mas conseguimos reposicioná-lo sem a necessidade de cirurgia. O ombro está na posição adequada e ela já está em casa, usando tipóia e tomando medicação”, explicou o médico traumatologista Eduardo Correia.

Apesar do susto, o atendimento foi rápido e eficiente, e a recuperação surpreendente. “A vitalidade dela impressiona a todos”, destacou um dos enfermeiros da unidade à Secretaria de Saúde do Ceará.

Muitas histórias

Moradora do município de Morada Nova, no interior do Ceará, Dona Ló é matriarca de uma grande família: são 12 netos, 11 bisnetos e 6 tataranetos. A neta Talane, que cuida da idosa, diz que aprendeu tudo com ela, desde os ensinamentos sobre honestidade e respeito até receitas da época em que Dona Ló era comerciante e vendia comida nas vaquejadas.

“Ela sempre me ensinou a andar no caminho do bem. Tudo que sei, devo a ela. Sempre cuidou de mim com carinho e sabedoria”, conta a neta, emocionada.

Dona Ló tem documentos que comprovam sua data de nascimento: 1908. A família, inclusive, já entrou em contato com o Guinness World Records para tentar o reconhecimento oficial como a pessoa mais velha do mundo.

Rapadura e açaí

Durante a internação no hospital, a idosa mostrou seu bom humor e simplicidade. Enquanto muitos pacientes pedem dieta leve ou sopinhas, ela queria mesmo era “rapadura e açaí”.

O pedido surpreendeu os profissionais de saúde, que deram risada e ficaram ainda mais encantados com a personalidade forte da paciente centenária.

“Ela tem vontade própria, gosta das coisas dela. E continua lúcida, ativa, muito comunicativa”, contou a neta.

Só Notícia Boa